PERCEPÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO
Resumo
aO presente texto busca fomentar o debate sobre a contribuição da experiência vivenciada por
alunos do curso Técnico de Enfermagem, sobre uma ação educativa desenvolvida em uma Escola
Municipal, na qual foram desenvolvidas atividades de Educação em Saúde com os alunos das
séries iniciais até o 4º ano, especificamente durante o estágio supervisionado na disciplina de
Educação para Saúde. Teve como objetivo analisar a percepção do aluno do curso Técnico
de Enfermagem e as contribuições do mesmo sobre o estágio supervisionado. A Metodologia
utilizada se apoia no pressuposto da pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência. O resultado
da experiência desenvolvida permitiu uma melhor percepção do processo de formação do aluno
do curso técnico de enfermagem. Demonstrando ainda que a prática contribuiu para reflexões das
suas ações enquanto estagiários e atores sociais. Dessa forma, os resultados apontam ainda que
é imprescindível essa articulação entre Educação e Saúde, onde podemos fomentar nos nossos
alunos atitudes conscientes e intencionais dos atores envolvidos no processo de saúde-doença.
Referências
aBRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional (SEFOR).
habilidades, questão de competências? Brasília: SEFOR, 1996.
BATISTA, N. et al. O enfoque problematizador na formação de profissionais de saúde. Rev. Saúde
Pública; v. 39, n.2, p.231-7, 2005.
FREIRE. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
FREIRE P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra; 2000
NASCIMENTO, S. et al. Oficinas pedagógicas: construindo estratégias para a ação docente –
relato de experiência. Rev.Saúde, v. 3. n.1, p. 85-95, 2007.
PARECER CNE/CEB Nº 16/99. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Profissional de Nível Técnico. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_
legislacao/tecnico/legisla_tecnico_parecer1699.pdf . Acesso em: 08
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO ÁREA PROFISSIONAL – saúde Habilitação
em enfermagem. Pesqueira, 2003.
REIBNITZ, K S. Inovações e educação em enfermagem.Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
URBANO, L. A. As reformulações na saúde e o novo perfil do profissional requerido. Rev Esc
Enferm UERJ. v.10, n. 2, 2002.:
Pelo presente instrumento, eu, nome, RG e CPF, na qualidade de titular dos direitos de autor do artigo denominado título, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
Por ser a expressão da verdade, dato e assino o presente termo de cessão.
Recife, dia de mês de 20XX