A QUESTÃO DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão: Debatendo gênero nas escolas municipais da Várzea, com enfoque para o plano de trabalho: Mapeando as demandas relacionadas à questão de gênero no cotidiano escolar. O projeto em questão teve por objetivo contribuir com o debate de gênero na comunidade escolar do ensino fundamental das escolas municipais circunvizinhas ao IFPE - campus Recife, atentando para a discussão de categorias de análise como a divisão sexual do trabalho. O projeto adotou a metodologia de pesquisa qualitativa, utilizando-se de oficinas temáticas e observação participante. Foram realizados levantamentos bibliográficos sobre o tema e realizou-se uma parceria com a Secretaria Estadual de Mulheres, através da Coordenadoria de Formação em Gênero para realização das oficinas. Além disso, foi aplicado um questionário junto aos docentes participantes das oficinas. A partir deste instrumento, foram analisados dados referentes ao perfil das docentes e a esfera da reprodução; à formação profissional e os conteúdos relacionados à questão de gênero; e ao exercício profissional e a relação com as demandas de gênero que se apresentam no cotidiano escolar. A partir desta análise, ressaltamos a importância da formação continuada de temáticas transversais no âmbito da educação, para sua repercussão na docência, no sentido de contribuir para uma construção de uma cultura de igualdade de gênero .Referências
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Recife, dia de mês de 20XX