A QUESTÃO DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão: Debatendo gênero nas escolas municipais da Várzea, com enfoque para o plano de trabalho: Mapeando as demandas relacionadas à questão de gênero no cotidiano escolar. O projeto em questão teve por objetivo contribuir com o debate de gênero na comunidade escolar do ensino fundamental das escolas municipais circunvizinhas ao IFPE - campus Recife, atentando para a discussão de categorias de análise como a divisão sexual do trabalho. O projeto adotou a metodologia de pesquisa qualitativa, utilizando-se de oficinas temáticas e observação participante. Foram realizados levantamentos bibliográficos sobre o tema e realizou-se uma parceria com a Secretaria Estadual de Mulheres, através da Coordenadoria de Formação em Gênero para realização das oficinas. Além disso, foi aplicado um questionário junto aos docentes participantes das oficinas. A partir deste instrumento, foram analisados dados referentes ao perfil das docentes e a esfera da reprodução; à formação profissional e os conteúdos relacionados à questão de gênero; e ao exercício profissional e a relação com as demandas de gênero que se apresentam no cotidiano escolar. A partir desta análise, ressaltamos a importância da formação continuada de temáticas transversais no âmbito da educação, para sua repercussão na docência, no sentido de contribuir para uma construção de uma cultura de igualdade de gênero .

Biografia do Autor

Adiliane Valéria Batista Francelino da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestra em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Assistente Social do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco-IFPE.

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Publicado
2016-04-12
Seção
Relatos de Experiência