ANALISANDO AS REPERCUSSÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADAS DO CURSO DE MATEMÁTICA DO IFPE

Resumo

O ensino da Matemática sempre foi um grande desafio na educação básica no Brasil, tendo em vista a indiferença que os estudantes têm em relação a disciplina. Nessa perspectiva, o objetivo do projeto foi apresentar conceitos matemáticos buscando uma maior aproximação entre o conhecimento científico e o mundo real. Propomos como metodologia de trabalho a realização de pesquisas bibliográficas, o planejamento e a execução de intervenções didáticas em sala de aula a partir do uso de novas metodologias de ensino da Matemática. Visando contextualizar os conteúdos ensinados, utilizamos como suporte aspectos da Educação Matemática crítica, as Tecnologias Digitais, Jogos Didáticos e fundamentamos as intervenções estruturando-as a partir de Sequências de Ensino-Aprendizagem (Teaching Learning Sequences - TLS), baseadas na Perspectiva Construtivista Integrada proposta por Mehéut e Psillos (2004). Dos resultados encontrados, identificamos que as práticas empreendidas apresentaram efeitos mais eficazes em relação às propostas tradicionais de estruturação de sequências de ensino, à medida que possibilitaram a todos os envolvidos, um ensino mais dinâmico com espaços privilegiados de discussão e troca de conhecimentos, possibilitando uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.

Biografia do Autor

Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo Barros, Instituto Federal de Pernambuco
Professora da área pedagógica dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física. Pesquisadora e extensionista na área de educação

Referências

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Publicado
2018-12-31
Seção
Artigos Acadêmicos