FORMAÇÃO EM INSTRUMENTO MUSICAL (CLARINETA) E PRÁTICA DE CONJUNTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Gueber Pessoa Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Jadenilson Augusto dos Santos Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Resumo

Este é um relato de experiência acerca das atividades do projeto de extensão Formação em Instrumento Musical (Clarineta) e Prática de Conjunto, submetido ao edital PIBEX 2012 e executado no ano letivo de 2013. O texto divide-se em cinco tópicos, sendo o primeiro destinado a contextualizar o problema, introduzir os objetivos do trabalho e justificar a relevância do projeto. O segundo tópico apresenta uma breve biografia do compositor Dimas Sedícias, estudado durante a prática de conjunto do curso e fundamenta os conceitos envolvidos no trabalho por meio de uma revisão de literatura, enquanto que o terceiro tópico expõe a metodologia empregada no projeto. O quarto tópico apresenta os resultados
do projeto e realiza uma discussão com base nesses resultados. Por fim, o tópico cinco apresenta as considerações finais acerca das atividades do projeto, que emergiram como resultado final no presente relato de experiência.

Biografia do Autor

Gueber Pessoa Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Natural de Recife - PE, Gueber Santos é Doutorando e Mestre em Execução Musical (Clarineta) pela Universidade Federal da Bahia, sob a orientação do professor Dr. Pedro Robatto (2012); licenciado cum laude em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (2008); formado pela Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical - ETECM, antigo Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife (2002); e formado pelo Conservatório Pernambucano de Música (2002), além de haver recebido valiosas aulas do clarinetista Carlos Rieiro pelo Curso de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (2004-2005). Músico Titular da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) desde 2003, possui experiência na área da performance orquestral, operística, camerística e como solista. Atualmente, além das atividades da OSR, é professor de Música do ensino básico, técnico e tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE - Campus Barreiros), no qual desenvolve atividades de extensão, pesquisa e docência; atua como músico convidado no festival Virtuose (PE); e integra o Camará Ensemble (Conjunto de Câmara da UFBA), grupo destinado especialmente à música contemporânea de concerto de compositores brasileiros.

Referências

BARENBOIM, D. A Música Desperta o Tempo. Tradução do inglês de Eni Rodrigues; Tradução do alemão de Irene Aron. São Paulo: Martins, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 43. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.

______Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

SA GRAMA. Recife: LG Projetos & Produções Artísticas, 1998. Disponível em CD, 1998.

PRISMA: A Música de Dimas Sedícias. Recife: LG Projetos & Produções Artísticas, Disponível em CD, 1999.

LIMA, S. A.; APRO, F.; CARVALHO, M. Performance, Prática e Interpretação Musical In Performance e Interpretação Musical: Uma Prática Interdisciplinar. Sônia Albano de Lima (org.). São Paulo: Musa Editora, 127 p., 2006.

MICHAELIS: dicionário prático inglês. São Paulo: Editora Melhoramentos, 954 p., 2001.

PENNA, M. L. Reavaliações e Buscas em Musicalização. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1990.

Publicado
2016-04-12
Seção
Relatos de Experiência