Redes de Cooperação: uma Experiência com E-Learning na Área de Tecnologias e Gestão no IFPE Campus Recife

Iraneide Pereira da Silva, Erick Viana da Silva, Marianna Melo Pamplona, Rodrigo José de Albuquerque Marinho Ataíde dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta os resultados do projeto ligado ao Programa de Bolsas de Extensão – PIBEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Recife que objetivou ofertar cursos de extensão de curta duração na área de Tecnologias e gestão, por meio do ambiente virtual de aprendizagem - AVA, na plataforma gratuita moodle. Como principais resultados desta experiência de extensão, destacam-se a conclusão das atividades e dos cursos ofertados em 2017 de Turismo Criativo e Turismo Pedagógico no Meio Rural, a formação complementar totalmente gratuita por meio dos cursos do PDVlearning, além do acesso a conhecimentos e experiências na área de gestão, especificamente na gestão do turismo.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Lucineia. Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Associação Brasileira de Educação a Distância, RBAAD. Volume 10, 2011. Disponível em:< http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2018.

BOTOMÉ, Silvio Paulo. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis- RJ: Vozes, 1996.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil [recurso eletrônico]. -- Brasília : Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2017. 518 p. Disponível em:< http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf>. Acesso em:17 jan. 2018.

CARVALHO, Vilson Sérgio de. O papel da educação à distância na extensão universitária. Congresso da ABED. Rio de Janeiro - RJ - abril / 2015. Disponível em:< http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_333.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2018.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1992, 93p.

KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2004.

LIMA, R. S.; SILVA,. F. S.; SILVA, E. V.; SOUZA, S. M. O. Tecnologias da informação e comunicação como instrumento de cooperação internacional: a experiência do PDVlearning e a evasão em cursos livres não corporativos. In: I SIMPOSIO LATINOAMERICANO EN FORMACIÓN DE PROFESORES: TECNOLOGÍA Y EDUCACIÓN, 2016, Valparaíso. Innovaciones en la Enseñanza de las Ciencias Naturales y Exactas, 2016. v. 1. p. 158-160. ISBN 978-956-296-158-5. 2016.

MASKE, Daniele Cristine. MARTINS, Daniele de Lourdes Curto da Costa. SILVA, Rodrigo Borsatto Sommer da. WEEGE, Sonia Adriana. Extensão na EAD: o papel do planejamento estratégico para a realização de projetos sociais. Congresso da ABED. Indaial/SC Maio/2016. Disponível em:< http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/105.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2018.

NEZ, Egeslaine de. Indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na universidade contemporânea. Revista ECS – Educação, Cultura e Sociedade. Sinop/MT, v.3, n.1, p.46-60, jan./jun. 2013. Disponível em:< http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/1128/808>. Acesso em: 14 jan. 2018.

OLIVEIRA, Denilson. Taxa de evasão em cursos on-line chega a 50% e desafia instituições. Folha de São Paulo. 27/ 07/2017. Disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/07/1904627-taxa-de-evasao-em-cursos-on-line-chega-a-50-e-desafia-instituicoes.shtml>. Acesso em: 16 jan. 2018.

VIDAL, S. Ensino à Distância versus Ensino Tradicional. Porto. Universidade Fernando Pessoa, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Caravana

IFPE - Instituto Federal de Pernambuco