Despertando o Espírito Empreendedor

Ana Renata da Silva

Resumo


Este artigo relata as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão denominado “Despertando o Espírito Empreendedor”, executado por três alunos e um professor do curso técnico de logística do IFPE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Cabo de Santo Agostinho. O objetivo deste Projeto foi fomentar o empreendedorismo na comunidade local, contribuindo para a promoção de uma cultura empreendedora através de intervenções formativas com estudantes do ensino médio e preparando os possíveis empreendedores para os desafios de inovar. Para a consecução dos objetivos propostos foram realizadas parcerias estratégicas com atores que promovem o empreendedorismo na região e a utilização de material didático para subsidiar as intervenções diretas em salas de aula, o que resultou no atendimento de um público de 435 alunos, divididos em 24 turmas de 3 escolas públicas de nível médio localizadas no município. Apesar do alto potencial empreendedor do jovem devido a sua capacidade criativa, foi observada a falta de conhecimento acerca das possibilidades locais de empreender e de se preparar para inovar no mercado cada vez mais competitivo.


Texto completo:

PDF

Referências


DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999;

DRUCKER, Peter. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1986

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

LEITE, Emanuel Ferreira. O Fenômeno do Empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2012.

LIMA, Aguinaldo Luiz de. Os riscos do empreendedorismo: proposta de educação e formação empreendedora. p.131. São Paulo: Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, 2008.

LOPES, Rose Mary A.. Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elservier, 2010.

RIO DE JANEIRO. Daniel Ricardo de Castro Cerqueira. Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. Atlas da Violência 2017. Disponível em http://ipea.gov.br/portal/images/170609_atlas_da_violencia_2017.pdf. Acesso em 01/12/2017

SANTOS, Daniel de Cerqueira Lima e Penalva; LEITE, Emanuel Ferreira. Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo no Estado de Pernambuco/Brasil. In: Formando comunidades académicas para el emprendimiento sustentable. Miguel Benegas, Bruno de Alto, [et al.]. Medellín: Corporación Universitaria Remington, 2013.

SCHUMPETER, Joseph A. Teoria do Desenvolvimento Econômico. Tradução: Maria Sílvia Possas. Rio de Janeiro: Editora Nova Cultural, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Caravana

IFPE - Instituto Federal de Pernambuco