Desenvolvimento de Sistema de Apoio à Formação Continuada Para Manutenção e Suporte em Informática

  • Flávio Rosendo da Silva Oliveira IFPE Campus Paulista
  • Romero de Araújo Medeiros

Resumo

O mercado de Tecnologia da Informação é bastante competitivo, de forma que obter diferenciais na formação é fundamental para que o egresso de cursos técnicos possa assumir e manter-se em boas colocações profissionais. Neste contexto, as ações de formação continuada ocupam relevante posição ao permitir que se possa aprofundar conhecimentos vistos em sala de aula ou para que se possa complementar e ampliar a gama de conhecimentos necessários para uma atuação profissional competitiva. Neste trabalho é apresentada ferramenta de apoio a ações de formação continuada, focada na resolução simulada de situações problema, desenvolvida durante projeto de extensão. São apresentados resultados da pesquisa de opinião realizada sobre a ferramenta com estudantes dos campi Paulista e Palmares. Os resultados podem ser considerados positivos e encorajam a continuidade do trabalho.

Referências

ALVES, F. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras. um guia completo: do conceito à prática. DVS Editora, 2014.

BRASSCOM - Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. A crise para os profissionais de TI. Disponível em https://brasscom.org.br/a-crise-para-os-profissionais-de-ti/ . Acessado em 20 de Dezembro de 2017.

CISCO Corporation . CISCO. Disponível em https://www.cisco.com . Acessado em 20 de Dezembro de 2017.

COHEN, R. Gestão de Help desk e Service Desk. Novatec, 2011.

FRANCO, P. M.; FERREIRA, R. R.; BATISTA, S. Gamificação na Educação: Considerações Sobre o Uso Pedagógico de Estratégias de Games. Congresso Integrado de Tecnologia da Informação, Rio de Janeiro, 2015.

MONTEIRO, Angélica; MOREIRA, J. António; LENCASTRE, José Alberto. Blended (e) Learning na Sociedade Digital. Whitebooks, 2015.

POSTGRESQL. The PostgreSQL Global Development Group. Disponível em https://www.postgresql.org . Acessado em 20 de Dezembro de 2017.

PYTHON Software Foundation. Python. Disponível em https://www.python.org. Acessado em 20 de Dezembro de 2017.

SAVI, R. ; WANGENHEIM, C. G. von; ULBRICHT, V. E VANZIN, T. ; Proposta de um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais, In: Revista Renote, v. 8, n. 3 (2010)

Publicado
2019-07-12
Seção
Artigos Acadêmicos