¬O PROJETO EXTENSIONISTA “TRILHAS POTIGUARES” EM AREZ/RN: APROFUNDANDO CONHECIMENTOS NO ESPAÇO POTIGUAR

IAPONY RODRIGUES GALVÃO

Resumo


O presente artigo busca demonstrar a relevância do programa extensionista Trilhas Potiguares no município de Arez/RN para a troca de experiências e conhecimentos entre os acadêmicos e a sociedade potiguar, auxiliando decisivamente para a compreensão e o aprofundamento de conhecimentos científicos e populares no espaço potiguar, visando um maior desenvolvimento social para o estado do Rio Grande do Norte. Tendo como fio condutor um relato de experiência, o artigo evidenciará que o extensionismo contribui para decisivamente para a formação acadêmica e para a reflexão dos problemas e possíveis soluções para a sociedade potiguar, uma vez que a vivência entre sociedade e universidade, a partir de uma troca de experiências, gera uma necessária autonomia capaz de tornar os indivíduos críticos e conscientes da sua realidade.

Palavras-chave: Extensão. Relato de Experiência. Trilhas Potiguares. Arez. Espaço Potiguar.


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo. Paz e Terra, 1996.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE cidades: Arez/RN - Dados Gerais sobre o município em 2017. Disponível em:https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/ares. Acesso em 30 de Novembro de 2018

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. Anuário do Projeto Trilhas Potiguares 2018. Natal, Editora da UFRN, 2018.

SARAIVA, J.L. A Origem e o papel da extensão universitária no Brasil. Brasília Med, v. 44, n. 33, p. 226-234, 2007.

XIMENES, Maria de Fátima Freire de Melo. Caminhos da extensão na UFRN: desafios e perspectivas do passado e do presente. In: Revista Extensão & Sociedade - PROEX/UFRN/2018 - Edição Especial Comemorativa dos 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Caravana

IFPE - Instituto Federal de Pernambuco