TURISMO E FOTOGRAFIA: EXPERIÊNCIA E IDENTIDADE POR MEIO DE WORKSHOP REALIZADO NO ENGENHO MARANGUAPE – PAULISTA – PE

  • Iraneide Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • Ananda Caroline Fidélis e Silva
  • Leandro Neves Bispo de Lima
  • Whithiney Julho Ribeiro Santos Coutinho
  • Mayara Renata Pedrosa Dias

Resumo

Este artigo relata uma experiência que envolve teoria e prática através da realização do Workshop de Turismo e Fotografia aplicado na Escola de Referência do Ensino Médio (EREM) Maestro Nelson Ferreira, localizada no bairro do Engenho Maranguape – Paulista/PE. O turismo é uma atividade muito ligada à fotografia, tendo em vista que esta funciona como uma ferramenta que pode tanto ressaltar a beleza de determinado lugar, como também pode passar uma imagem ruim desse mesmo local. Sendo assim, o principal objetivo do Workshop baseou-se na construção de uma visão diferente acerca da história e identidade dos estudantes com o local, proporcionando a eles a oportunidade de enxergar o seu entorno habitual de forma mais atenciosa e com um olhar mais otimista, transformando a percepção dos moradores sobre si, sobre os outros e sobre o ambiente que os cerca. Sendo o objetivo do trabalho em questão analisar o impacto que a fotografia possui enquanto ferramenta facilitadora na relação entre a comunidade local e o ambiente onde estão inseridos, para a realização do estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho exploratório. Foram aplicados dois questionários sobre fotografia e relação dos estudantes com o local, ambos utilizados para realizar a análise do presente estudo. Os resultados indicam que os estudantes, na maioria, possuem interesse pela fotografia e costumam fotografar o seu entorno habitual. Além disso, percebeu-se que eles buscaram apresentar imagens do que é belo para eles. Transmitiram-nos um olhar bastante positivo, não apresentaram nenhuma foto sobre algo negativo

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Publicado
2019-12-30
Seção
Artigos Acadêmicos