Elaboração de fórum permanente sobre as legislações vigentes no serviço de alimentação para pequenos produtores da região do Pajeú

  • Atacy Maciel Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros

Resumo

A agricultura familiar é uma atividade que exerce influência direta na economia da região do semiárido. Incentivada pelo governo através de programas que estimula a compra dos pequenos produtores, ela ganha força como alternativa de elaboração e consumo de alimentos saudáveis e de incentivo a produção e construção de pequenas agroindústrias por parte dos agricultores. Paralelo a crescente expansão da agricultura familiar vem à necessidade de assistência técnica e profissionais capacitados para gerir e organizar a produção levando em consideração o controle de qualidade e as legislações aplicadas aos setores de alimentos. Baseado nesta perspectiva, objetivou-se com este estudo elaborar um fórum informativo acerca das legislações aplicadas no setor de alimentos que atendesse comunidades produtoras de região do Pajeú. O fórum contou com a presença de profissionais da área de alimentos e os materiais utilizados serviram de apoio técnico atuando como um canal da informação através de uma linguagem informal e acessível aos agricultores e produtores rurais.

Biografia do Autor

Atacy Maciel Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) desde 2014. Pesquisadora e colaboradora, graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba, Campus I (UFPB). Mestre em Tecnologia Agroalimentar pela UFPB, Campus III, com ênfase na aplicação de farinha provenientes de resíduos do maracujá como ingrediente funcional em derivados cárneos, onde resultou no depósito de uma patente relacionada ao processo de produção de empanado de tilápia com farinha da casca do maracujá. Doutorado em andamento na área de Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com pesquisa voltada para estudo, avaliação e aplicação da farinha da semente de algaroba (prosopis juliflora) em reestruturados de carne caprina. Desde 2014 coordena e participa de projetos de extensão do IFPE voltados para a problemática do descarte inadequado de resíduos agroindustriais.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União 2009; 17 jun.

BRASIL. Resolução/CD/FNDE nº 38 de 16 de julho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Diário Oficial da União 2009; 17 jun.

PREZOTTO, L. Legislação Sanitária: limitações e possibilidades para a pequena agroindústria, VII curso de implementação de programas de verticalização da pequena produção familiar, Brasília/df, Aprove, agosto de 2002a. p 10-24.

Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/08/entenda-o-programa-de-fortalecimento-da-agricultura-familiar-pronaf>. Acesso em: 23 de dezembro de 2016

Disponível em: <http://www.diaconia.org.br/novosite/institucional/quem-somos.php>. Acesso em: 26 de dezembro de 2016.

Publicado
2020-08-24
Seção
Artigos Acadêmicos