CUIDANDO DE QUEM CUIDA: PROMOVENDO O EMPODERAMENTO DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA ATENDIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA

  • Brenda Roberta da Silva Pereira INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) - CAMPUS PESQUEIRA

Resumo

Os pais ao vivenciar a gestação não vislumbram o nascimento de uma criança com deficiência e quando se deparam com tal situação, torna-se fragmentada sua sensação de capacidade e confiabilidade, causando uma lenta e profunda ferida que demora a se recuperar. Sendo assim, há formas de melhorar a qualidade de vida dos cuidadores e a de seus filhos, modificando suas posturas e transformando o seu relacionamento. Este estudo objetivou identificar as principais necessidades apresentadas pelos familiares/cuidadores de crianças com deficiência, acompanhadas pela Associação PODE, bem como estimular seu empoderamento acerca do processo de reabilitação e deficiência. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa sobre experiências vivenciadas num projeto de extensão em uma Instituição Filantrópica no ano de 2018. Dentre os resultados obtidos, destacam-se o empoderamento dos cuidadores acerca do processo de reabilitação dos filhos e o despertar para a importância do autocuidado. Tendo em vista que ser cuidador provoca modificações na vida de quem efetua o papel, concluiu-se então a importância de haver mais ações voltadas a esse público, uma vez que os mesmos são negligenciados e passam por despercebidos.

Biografia do Autor

Brenda Roberta da Silva Pereira, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) - CAMPUS PESQUEIRA
Acadêmica do 8º Período do Curso de Bacharelado em Enfermagem pelo IFPE - Campus Pesqueira

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Publicado
2019-07-12
Seção
Relatos de Experiência