A GINÁSTICA RÍTMICA NO AGRESTE PERNAMBUCANO

Daise Lima de Andrade França

Resumo


O Projeto de Extensão tem por objetivo apresentar a Ginástica Rítmica às crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede pública municipal de Belo Jardim, com vistas a difundir a modalidade no município. Tem como base teórica a proposição Crítico-Superadora, a qual visa à construção do conhecimento de maneira crítica e a compreensão dos fatores socio-históricos que determinam esta construção. Metodologicamente, o Projeto busca a contextualização e problematização do conteúdo, numa relação de troca baseada no confronto dos saberes, na ampliação do conhecimento, na reorganização, na reconstrução coletiva desse conhecimento e a sua sistematização, através de aulas expositivas, observação de vídeos, vivência dos fundamentos básicos, organização de pequenas sequências gímnicas e a elaboração de séries com mãos livres e com aparelhos. Ao longo do seu desenvolvimento, observou-se que a prática da modalidade proporcionou a oferta de uma atividade salutar que contribuiu para a melhoria da autoestima  das crianças participantes. Tratar a Ginástica Rítmica em uma região onde a ênfase é apenas a prática de modalidades esportivas “tradicionais” é uma tarefa árdua, porém possível. Os resultados ratificam a importância da continuidade dessa iniciativa pioneira.


Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

CORREIA, Sandra. Formação continuada: Reflexões e Desafios dos Professores de Educação Física do Ensino Fundamental do 3º e 4º Ciclos da Prefeitura da Cidade do Recife em Parceria com a UFPE. Recife: Grupo de Pesquisa NIEL-UFPE, 2007. [Dissertação de Mestrado]. Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2007.

FRANÇA, Daise. A Prática Docente Expressa com Ludicidade: Um repensar sobre as regras do jogo educativo na escola pública. [Dissertação de Mestrado]. Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008.

GAIO, Roberta. Ginástica Rítmica Desportiva “Popular”. São Paulo: Robe Editorial, 1996.

____________. Ginástica Rítmica: da iniciação ao alto nível. Jundiaí: Editora Fontoura, 2008.

____________. (Org). Ginástica em Questão. São Paulo: Tecmed, 2006.

OLIVEIRA, Sávio. Reinventando o esporte – Possibilidades da prática pedagógica – Campinas: Autores Associados, CBCE, 2001.

SANTOS, Laurecy. Políticas públicas para a juventude: a formação cidadã do Programa Escola Aberta em Pernambuco. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal da Paraíba – Centro de Educação, João Pessoa, 2007.

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.

SILVA, Valéria. A prática pedagógica na educação física na perspectiva da cultura corporal. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Educação. Recife, 1996.

SOARES, Carmem et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOUZA, João. Uma Pedagogia da Revolução: a Contribuição do Governo Arraes (1960-64) à Reinvenção da Educação Brasileira. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Revista Caravana

IFPE - Instituto Federal de Pernambuco