ÁGUAS DE SUAPE: FORTALECIMENTO DA GESTÃO E DA GOVERNANÇA HÍDRICA-AMBIENTAL.

  • ENILDO LUIZ GOUVEIA IFPE/Campus Recife

Resumo

O Projeto de Extensão Águas de Suape - Fortalecimento da Gestão e da Governança hídrica e ambiental foi desenvolvido durante o ano de 2018 nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca que compõem a Microrregião de Suape no Estado de Pernambuco. O projeto teve como objetivo principal a contribuição para o fortalecimento dos espaços de participação social a partir da promoção de atividades formativas com os professores da rede municipal de ensino dos dois municípios e com as comunidades impactadas pela instalação do Complexo Industrial e Portuário de Suape – CIPS. O projeto além de proporcionar momentos de formação sobre a realidade hídrica e ambiental proporcionou também, a integração entre a academia e a sociedade no tocante a troca de conhecimentos e a construção de estratégias de enfrentamento a realidade. Nesse sentido, destaca-se a socialização através dos relatos feitos por representantes das comunidades impactadas que despertou ainda mais o interesse dos envolvidos em entender a dinâmica hídrica e ambiental da área.

Biografia do Autor

ENILDO LUIZ GOUVEIA, IFPE/Campus Recife
Professor Dr. em Geografia vinculado a Coordenação de Geografia CGEO do IFPE onde leciona no curso superior de Geografia e no ensino médio integrado.

Referências

ANA – Agência Nacional de Águas. Atlas Brasil: Abastecimento urbano e água - resultados por estado. Brasília: ANA: Engecorps/Cobrape, 2010.

BRASIL. Lei Federal 9433/1997 – Institui a Política Nacional de e Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Brasília – DF: 1997.

DINIZ, Fabiano Rocha Diniz; ROCHA, Danielle de Melo. A Região Metropolitana do Recife e o “interesse incomum”: Dimensões da governança de uma metrópole institucionalmente fragmentada. In: SOUZA, Maria Ângela de Almeida; BITOUN, Jan (Orgs.); RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz (Coord.). Recife: Transformações na ordem urbana. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

FIGUEIREDO, Laís Lopes. Conflitos ou (des) conflitos ambientais? Reflexões sobre a ideologia e governança das águas. In: Anais do XVIII Congresso Nacional de Geógrafos. São Luís – MA: AGB, 2016.

GLOBAL WATER PARTNERSHIP - GWP. Dialogue on Effective Water Governance: learning from the dialogues. GWP. Stockholm, Sweden, 2002. Disponível em: www.waterinfo.gr/pages/GWPfolderGovernance.pdf.

GOUVEIA, Enildo L. Governança das águas em Suape: Por Entre Território, Crescimento e Poder Local. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa: 2017.

LEAL, Suely Maria Ribeiro. Papel dos atores econômicos na governança das cidades brasileiras. Revista Movimentos sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife: UFPE/MSEU, v. 01, n. 1, 2012.

MEDONÇA, Francisco. Geografia Socioambiental. Revista Terra Livre, n.16, São Paulo: 2001.

SRH – Secretaria de Recursos Hídricos. Plano Estratégico de Recursos Hídricos e Saneamento. Recife: Abril, 2008.

Publicado
2019-07-12
Seção
Artigos Acadêmicos