Estudos e Desenvolvimento Tecnológico na Implantação do Sistema Telemétrico RailBee® para Monitoramento Estratégico dos Trens do Metrô do Recife

  • ROMULO CESAR CARVALHO DE ARAUJO IFPE-CAMPUS RECIFE
  • Davi Monteiro Paiva IFPE-CAMPUS RECIFE
  • Thiago de Almeida Barbosa IFPE-CAMPUS RECIFE
  • Maria Beatriz Arruda Vieira de Lima IFPE-CAMPUS RECIFE

Resumo

O presente artigo apresenta os estudos, o desenvolvimento e a implementação de uma tecnologia baseada em redes de sensores sem fios para auxiliar a tomar de forma mais rápida e segura decisões de operação e manutenção de tráfego de trens. Com dez anos de percurso formativo e trabalhos desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e na Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o RailBee® é o reflexo de constantes avanços e construção coletiva com discentes através de pesquisa, ensino e extensão, além da preocupação com a qualidade do transporte público da população. Com o desenvolvimento do Sistema Telemétrico RailBee® será possível visualizar e analisar continuamente os dados coletados do sistema, possibilitando a identificação de problemas em tempo real e permitindo que ações tomadas tenham maior velocidade e segurança, melhorando a gestão dos Engenheiros, Controladores e Técnicos que trabalham na empresa parceira e a qualidade da prestação dos serviços para a comunidade que utiliza o Metrô do Recife.

 

PALAVRAS-CHAVE: ZigBee. RailBee®. Telemetria. Tecnologia Metroferroviária. Extensão Tecnológica

Biografia do Autor

ROMULO CESAR CARVALHO DE ARAUJO, IFPE-CAMPUS RECIFE

Departamento: DASE

Coordenação de Eletrônica e Telecomunicações

Área: Engenharias

Davi Monteiro Paiva, IFPE-CAMPUS RECIFE

Departamento: DASE

Coordenação de Eletrônica e Telecomunicações

Área: Engenharias

Thiago de Almeida Barbosa, IFPE-CAMPUS RECIFE

Departamento: DASE

Coordenação de Eletrônica e Telecomunicações

Área: Engenharias

Maria Beatriz Arruda Vieira de Lima, IFPE-CAMPUS RECIFE

Departamento: DASE

Coordenação de Eletrônica e Telecomunicações

Área: Engenharias

Referências

ABOELA, V., E. EDBERG, W. PAPAKONSTANTINOU, C. VOKKARANE, Wireless sensor network based model for secure railway operations, Performance, Computing, and Communications Conference, 2006. International, 2006, pp. 623-628.

Acura Global. Sobre a tecnologia. Disponível em: http://www.acura.com.br/rfid.php. Acesso em: 09 nov 2018.

ARAÚJO, R., C., C., Sistema Telemétrico Dinâmico Móvel aplicado ao Trem Unidade Elétrica do Metrô do Recife, Tese de doutorado, PPGEM, 2009.

FRANCISCO, Hendrix C. B. O uso da RFID: Rastreabilidade de bag em armazém de café. Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG, Bacharelado em Sistemas de Informação. Varginha/MG 2015. 2.4.2 Classificação das etiquetas, p. 30-31.

FRANÇA, G. A. T., 1997, Estudo e especificação de um Sistema de Telemetria usando a tecnologia spread spectrum, Campinas-SP.

ROGÉRIO, Antônio. Controle remoto e aquisição de dados via XBee/ZigBee (IEEE 802.15.4). Disponível em: < http://www.rogercom.com/ZigBee/ZigBee.htm >. Acesso em: 6 nov 2018.

SALEIRO, Mário e EY, Manuel. ZigBee – Uma abordagem prática. Universidade do Algarve Escola Superior de Tecnologia Engenharia Eléctrica e Electrónica. Disponível em: http://lusorobotica.com/ficheiros/Introducao_ao_Zigbee_-_por_msaleiro.pdf. Acesso em: 8 nov 2018.

ULLRICH G., Rudolf. Identificação e ponto de presença por etiqueta RFID. Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Faculdade de Tecnologia e Ciência Sociais Aplicadas, Curso de Engenharia da Computação. Brasília 2010. 1.2.3 Técnicas de Comunicação, p. 9-10.

Publicado
2019-12-30
Seção
Artigos Acadêmicos