TURISMO E EQUIPAMENTOS CULTURAIS: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES EM ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL (AC) NOS MUSEUS DA CIDADE DO RECIFE

Bruna Galindo Moury Fernandes

Resumo


Os museus constituem-se espaços de convivência, lazer e acesso à cultura relevantes para a formação e fruição da população local e dos seus visitantes configurando-se como equipamentos turísticos indispensáveis sobretudo em destinos turísticos culturais. Este artigo baseia-se nas percepções iniciais decorrentes de um projeto de extensão realizado por alunos e professores do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo do IFPE - Campus Recife voltado para a realização de ações na área da Acessibilidade Comunicacional (AC) nos museus da cidade do Recife. Neste artigo apresentamos os principais resultados da análise documental e da revisão bibliográfica realizada, assim como da observação direta nos museus, intentando expor as aproximações e distanciamentos entre a teoria e a prática das ações em AC. Neste sentido, foi possível observar que na gestão dos equipamentos museais analisados apesar da existência de leis, normas e programas governamentais dedicados à promoção da inclusão de pessoas com deficiência há pouquíssimas ações concretas em andamento. Enquanto equipamentos culturais relevantes para a atividade turística é preciso ampliar os estudos e investimentos para que os museus sigam colaborando para a preservação, pesquisa e memória de bens culturais e também na dinamização dos fluxos turísticos através da indução de visitas e/ou da ampliação da permanência dos turistas nos destinos turísticos.


Texto completo:

PDF

Referências


Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050. Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos. Rio de Janeiro. 2004.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2008) NBR 15599, Acessibilidade – Comunicação na prestação de serviços. Rio de Janeiro, 2008.

Lei Nº. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 (2009), Institui o Estatuto de Museus.

Instituto Brasileiro de Museus. Museu e turismo: estratégias de cooperação. 2014

Ministério do Turismo. Programa de Turismo Acessível.

Ministério do Turismo. Turismo e Acessibilidade: Manual de Orientações. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.

Sassaki, R. K. (2010) Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro:WVA. (8ª edição). 2010.

Organização Mundial do Turismo. Introdução ao turismo. Ed. Roca: São Paulo, SP. 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Caravana

IFPE - Instituto Federal de Pernambuco