Educação alimentar infantil: técnicas de como deixar os alimentos mais atrativos para crianças

  • Maria Gabriele de Lima Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Katucha Loren de Andrade Novais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Zanelli Russeley Tenório Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Vanessa Ramos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Luís Gomes de Moura Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Denise Josino Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Resumo

Atualmente estão ocorrendo mudanças nos estilos de vida e nos hábitos alimentares da população, o que está sendo associado ao aumento da ocorrência da obesidade infantil e de algumas doenças, causando sérias repercussões na saúde da população infanto-juvenil. O presente trabalho teve como objetivo realizar ações no âmbito da educação alimentar infantil em escolas de ensino fundamental da cidade de Afogados da Ingazeira – PE, dando ênfase às técnicas de como tornar os alimentos mais atrativos para as crianças e o aproveitamento de resíduos alimentares. Foram realizadas palestras em quatro escolas, e apresentados alimentos nutritivos e atrativos. Os alimentos apresentados obtiveram aceitação da maioria das crianças. Observa-se a grande necessidade de conscientizar as crianças, bem como os pais e/ou responsáveis, a respeito da importância de uma alimentação saudável.

Referências

BARBOSA, L. Feijão com arroz e arroz com feijão: o Brasil no prato dos brasileiros. Revista Horizontes Antropológicos: Antropologia e Consumo. nº 28, Jul/Dez, p. 87-116, 2007.

BARBOSA, V. L. P. Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. 2. ed. São Paulo: Manole, 2009.

LINN, S. Crianças do consumo: a infância roubada. 1. ed. São Paulo: Instituto Alana, 2006.

MAIA, E. R.; LIMA JÚNIOR, J. F.; PEREIRA, J. dos S.; ELOI, A. de C.; GOMES, C. das C.; NOBRE, M. M. F. Validação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da saúde alimentar infantil. Revista de Nutrição, v. 25, n. 1, p. 79-88, 2012.

OLIVEIRA, S. I.; OLIVEIRA, K. S. N. Perspectivas em educação alimentar e nutricional. Psicologia, v. 19, n. 4, p. 495-504, 2008.

ONU ­ Organização das Nações Unidas. Aumento do sobrepeso e da obesidade infantil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/aumentam-sobrepeso-e-obesidade-no-brasil-aponta-relatorio-de-fao-e-opas. Data de acesso: 15 de Dez. 2018.

RINALDI, A. E. M.; PEREIRA, A. F.; MACEDO, C. S.; MOTA, J. F.; BURINI, R. C. Contribuições das práticas alimentares e inatividade física para o excesso de peso infantil. Revista Paulista de Pediatria, v. 26, n. 3, p. 271-277, 2008.

Publicado
2019-12-30
Seção
Artigos Acadêmicos