A Escola do Jovem Camponês: Uma tentativa inicial de educação do campo para jovens de Belo Jardim

  • André Luis Pereira Gonçalves IFPE

Resumo

A Escola do Jovem Camponês é uma experiência para integrar conhecimentos diversos, tradicionais e formais, e tem como foco jovens de sete comunidades rurais de Belo Jardim, cidade localizada no semiárido pernambucano. Nestas comunidades destacam-se a agricultura de subsistência e a produção de um incipiente artesanato sendo uma renda bastante importante nas mesmas a aposentadoria dos trabalhadores rurais e os benefícios sociais estatais. A Escola consiste em encontros mensais realizados no IFPE Campus Belo Jardim e no Quilombo Barro Branco (um encontro) onde eram desenvolvidas oficinas e minicursos de língua portuguesa, conhecimentos agrícolas e agroindustriais, informática e língua espanhola para jovens estudantes em escolas públicas, estes jovens tem a função de repassar os conhecimentos aprendidos para as comunidades onde moram. Esta iniciativa procura se inspirar nos princípios da escola integral ( GRAMSCI, FRIGOTTO e CIAVATTA) e no da pedagogia da alternância (CALDART).

Biografia do Autor

André Luis Pereira Gonçalves, IFPE

DDE IFPE BELO JARDIM

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO RURAL PROEXT

Referências

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

DE CASTRO, Elisa Guaraná. Juventude rural no Brasil: processos de exclusão e a construção de um ator político. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 7, n. 1, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2013.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 1984.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

IBGE. Censo agropecuário 2006. Disponível em : http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=260170. Acesso em 2 nov 2016

IBGE . Censo demográfico 2010. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=260170&idtema=1&search=pernambuco|belo-jardim|censo-demografico-2010:-sinopse Acesso em 23 set 2016

KUENZER, Acácia. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2005

LEITÂO, Luiz Ricardo. O campo e a cidade na literatura brasileira. Veranópolis: ITERRA, 2007.

PÉREZ. Edelmira C. Hacia uma nueva visión de lo rural. In: GIARRACA, Norma (org.). Uma nueva realidad en América Larina. Buenos Aires: CLACSO, 2001.

PISTRAK, Moisey. Ensaios sobre a escola politécnica. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

RIBEIRO, Marlene. Movimento camponês trabalho e educação, liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

VENDRAMINI, Célia. Terra, Trabalho e Educação. Experiências educativas em assentamentos do MST. Ijuí: Unijuí, 2000.

Publicado
2021-02-22
Seção
Artigos Acadêmicos