DO ESTUDANTE AO PROFISSIONAL: LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E DOCENTE

  • Jessica Oliveira Menezes IFPE

Resumo

O projeto visou difundir a leitura da literatura infantil, bem como a análise dos textos estudados, entre os estudantes da modalidade Normal Médio da Escola Estadual Frei Cassiano Comacchio, do munícipio de Belo Jardim-PE, a fim de que estes possam desenvolver uma prática docente mais coerente. Fomentar discussões acerca da importância da leitura do texto literário com os estudantes do último ano do Normal Médio, certamente, contribui para que o livro literário deixe de ser visto como paradidático e passe a ser um objeto estético apresentado aos discentes desde os primeiros anos escolares. É possível pensar que, contribuindo para que os futuros professores da Educação Infantil conheçam a literatura escrita para o público com o qual trabalharão, eles poderão escolher de modo mais consciente os livros a serem ofertados a determinado grupoclasse e, possivelmente, enxergarão de outra maneira – talvez atribuindo a devida importância – o trabalho com a literatura infantil.

Biografia do Autor

Jessica Oliveira Menezes, IFPE
Língua Portuguesa.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1994.

ALMEIDA, Sherry Morgana Justino de. Literatura serve para...? Questionamentos sobre ensino de Literatura na educação brasileira. Revista Rios Eletrônica, v. 1, p. 17-24, 2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MENEZES, Jessica Sabrina de Oliveira. Literatura: instrumento de formação crítica do futuro formador. [Resumo] Anais do ELL. Volume 1, Número 1. Recife: CAp UFPE, 2012. [Texto completo não publicado]

POUND, Ezra. ABC da Literatura. Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2006.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2006.

Publicado
2016-04-12
Seção
Relatos de Experiência