DO ESTUDANTE AO PROFISSIONAL: LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E DOCENTE
Resumo
O projeto visou difundir a leitura da literatura infantil, bem como a análise dos textos estudados, entre os estudantes da modalidade Normal Médio da Escola Estadual Frei Cassiano Comacchio, do munícipio de Belo Jardim-PE, a fim de que estes possam desenvolver uma prática docente mais coerente. Fomentar discussões acerca da importância da leitura do texto literário com os estudantes do último ano do Normal Médio, certamente, contribui para que o livro literário deixe de ser visto como paradidático e passe a ser um objeto estético apresentado aos discentes desde os primeiros anos escolares. É possível pensar que, contribuindo para que os futuros professores da Educação Infantil conheçam a literatura escrita para o público com o qual trabalharão, eles poderão escolher de modo mais consciente os livros a serem ofertados a determinado grupoclasse e, possivelmente, enxergarão de outra maneira – talvez atribuindo a devida importância – o trabalho com a literatura infantil.
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1994.
ALMEIDA, Sherry Morgana Justino de. Literatura serve para...? Questionamentos sobre ensino de Literatura na educação brasileira. Revista Rios Eletrônica, v. 1, p. 17-24, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MENEZES, Jessica Sabrina de Oliveira. Literatura: instrumento de formação crítica do futuro formador. [Resumo] Anais do ELL. Volume 1, Número 1. Recife: CAp UFPE, 2012. [Texto completo não publicado]
POUND, Ezra. ABC da Literatura. Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2006.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2006.
Pelo presente instrumento, eu, nome, RG e CPF, na qualidade de titular dos direitos de autor do artigo denominado título, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
Por ser a expressão da verdade, dato e assino o presente termo de cessão.
Recife, dia de mês de 20XX