ENSINO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO EM ESCOLA PÚBLICA

Erika Brito Oliveira de Araújo, Maiky Manoel Santana da Silva, Pedro Renilson Alves Ferreira, Wilker Kleber Tavares de Melo

Resumo


O presente trabalho foi realizado através de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife e a Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos. O projeto teve como objetivo instruir os alunos da comunidade sobre prevenção e combate a incêndio. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográficas em livros, artigos e normas acerca da área de segurança contra incêndio, que embasaram a elaboração e realização de aulas teóricas e práticas.Além disso, foram aplicados umquestionário e um formulário onlinepara os estudantes da comunidade antes das aulas, que serviram como forma de diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos acerca do tema.A pesquisa alcançou o objetivo proposto e com issoatingiu resultados significativos a partir do retorno obtido com a aplicação do questionário e do formulário, que apontaram as principais dificuldades dos estudantes a respeito da temática trabalhada e permitiram o direcionamento das aulas para sanar tais impasses. Com as aulas, os alunos puderam se apropriar dos conhecimentos básicos sobre prevenção e combate a incêndio. Portanto, percebe-se a relevância do projeto, pois trouxe uma grande contribuição para o dia a dia dos alunos e tratou sobre um tema ainda bastante negligenciado.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Caravana

IFPE - Instituto Federal de Pernambuco