ENSINO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO EM ESCOLA PÚBLICA

  • Erika Brito Oliveira de Araújo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife
  • Maiky Manoel Santana da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife
  • Pedro Renilson Alves Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife
  • Wilker Kleber Tavares de Melo

Resumo

O presente trabalho foi realizado através de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife e a Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos. O projeto teve como objetivo instruir os alunos da comunidade sobre prevenção e combate a incêndio. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográficas em livros, artigos e normas acerca da área de segurança contra incêndio, que embasaram a elaboração e realização de aulas teóricas e práticas.Além disso, foram aplicados umquestionário e um formulário onlinepara os estudantes da comunidade antes das aulas, que serviram como forma de diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos acerca do tema.A pesquisa alcançou o objetivo proposto e com issoatingiu resultados significativos a partir do retorno obtido com a aplicação do questionário e do formulário, que apontaram as principais dificuldades dos estudantes a respeito da temática trabalhada e permitiram o direcionamento das aulas para sanar tais impasses. Com as aulas, os alunos puderam se apropriar dos conhecimentos básicos sobre prevenção e combate a incêndio. Portanto, percebe-se a relevância do projeto, pois trouxe uma grande contribuição para o dia a dia dos alunos e tratou sobre um tema ainda bastante negligenciado.

Biografia do Autor

Erika Brito Oliveira de Araújo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Potiguar (2014). Atualmente é docente do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife, no Curso Técnico em Segurança do Trabalho, e Mestranda do Mestrado em Educação Profissional e Tenológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Olinda. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Licenciamento Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho, com ênfase em Segurança Contra Incêndio, e docência.
Wilker Kleber Tavares de Melo
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife
Publicado
2020-11-30
Seção
Artigos Acadêmicos