A ESPACIALIZAÇÃO DO LETRAMENTO E OS NÚMEROS DO LUGAR: CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

  • Nielson da Silva Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Alice Martins da Silva Soares de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Marlla Fabíola Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Resumo

No presente trabalho apresentamos os resultados de nosso projeto extencionista. O objetivo de nosso trabalho foi mobilizar conceitos acadêmicos da Geografia para contribuir com o Letramento e a Alfabetização Matemática de crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como ferramenta metodológica utilizamos a abordagem qualitativa de cunho participante, e entre as várias tradições de pesquisa desta abordagem, escolhemos a pesquisa-ação. Nossos estudos apontam que algumas categorias de análises da Geografia, trabalhadas de modo interdisciplinar com língua portuguesa e matemática, podem contribuir decisivamente para a melhoria da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental.  

Biografia do Autor

Nielson da Silva Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

- Mestre em Educação - UFPE;

- Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Globalização e Multiculturalidade - UFPE;

- Licenciado em Pedagogia - UFPE. 

Alice Martins da Silva Soares de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
- Estudante da Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife
Marlla Fabíola Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
- Estudante da Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife

Referências

BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo. JATOBA, Francisca Duarte. SILVA, Andreza. Analisando as Repercussões de Um projeto de Extensão no Processo de Formação Inicial de Licenciados do Curso de Matemática do IFPE. Revista Caravana - Diálogos entre Extensão e Sociedade | V.4 N.3, ano 2018, p.89- 104.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.

________ . Ministério da Educação. Censo Escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília – DF, fevererio, 2017.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. CAVALCANTI, Lana de Souza. CALLAI, Helena Copetti.(orgs). Didática da Geografia. São Paulo : Xamã, 2012.

COLL, César et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

DE LA TAILLE, I.; OLIVEIRA, M. K; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon. São Paulo: Summus, 1992.

FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. A formação do Professor de Geografia para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. In FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. OLIVEIRA, Marlene Macário de (orgs.). A Formação Docente em Geografia: teorias e práticas. Páginas 77- 106. Campina Grande: EDUFCG, 2014.

LIBÂNIO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

LIMA, Valeska Nogueira. FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. Práticas de Iniciação cartográfica da criança na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. OLIVEIRA, Marlene Macário de (orgs.). A Formação Docente em Geografia: teorias e práticas. Páginas 247- 278. Campina Grande: EDUFCG, 2014.

LOPES, Jader Janer Moreira. MELLO, Marisol Barenco de. Cartografia com crianças: lógicas e autorias infantis. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.7, nº 13, pág. 67-78, Jan/Jun, 2017.

RODRIGUES, Neidson. Função da escola de 1º grau numa sociedade democrática. Revista da Ande, São Paulo, nº 8, 1984, páginas 17-22.

SANDRIN ESTEBAN, Maria Paz. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH editora, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.

SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2014.

Publicado
2019-12-30
Seção
Artigos Acadêmicos