CIDADANIA (IN)DESEJADA: FORTALECENDO A DEMOCRACIA

Igor Sacha Florentino Cruz, Natália Karoline Cândido Salvador, Gustavo Leonardo Silva Barreto

Resumo


O curso Cidadania (In)desejada, fundamenta-se na ação da pesquisa para a criação e aprimoração de métodos e processos didáticos que venham a contribuir com a formação cidadã dos jovens do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. O objetivo do curso é formar os estudantes concluintes da educação básica para a leitura da dimensão política do espaço geográfico, visando o exercício da cidadania para além das urnas, através da compreensão dos diversos ambientes institucionais e instrumentos de participação popular para que intervenham de maneira democrática, em defesa coletividade e da prática cidadã. O tipo de pesquisa foi exploratória, onde se fez uma análise da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O curso Cidadania (In)desejada foi laboratório para as próximas escolas parcerias, sendo ofertada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Discussão de conteúdos relacionados à cidadania e à política em um universo amplo e por vezes associado a elas: músicas, quadrinhos, séries, filmes, vídeos institucionais e de alguns canais de youtube, jogos e simulações. No que tange a referencial teórico fundamentou-se nos pensadores: (SAFATLE, 2017); (CARNEIRO e NOGUEIRA, 2008). Diante disso, através de jogos e dinâmicas durante as aulas foi possível observar que esses estudantes têm a preocupação com a prática cidadã. Diante do exposto, é chegada à conclusão de que os estudantes devam ter um papel protagonista durante a formação cidadã para que, com isso, compreendam que eles são agentes de transformação dentro da sociedade.


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Referências


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