CIDADANIA (IN)DESEJADA: FORTALECENDO A DEMOCRACIA

  • Igor Sacha Florentino Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • Natália Karoline Cândido Salvador Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • Gustavo Leonardo Silva Barreto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Resumo

O curso Cidadania (In)desejada, fundamenta-se na ação da pesquisa para a criação e aprimoração de métodos e processos didáticos que venham a contribuir com a formação cidadã dos jovens do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. O objetivo do curso é formar os estudantes concluintes da educação básica para a leitura da dimensão política do espaço geográfico, visando o exercício da cidadania para além das urnas, através da compreensão dos diversos ambientes institucionais e instrumentos de participação popular para que intervenham de maneira democrática, em defesa coletividade e da prática cidadã. O tipo de pesquisa foi exploratória, onde se fez uma análise da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O curso Cidadania (In)desejada foi laboratório para as próximas escolas parcerias, sendo ofertada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Discussão de conteúdos relacionados à cidadania e à política em um universo amplo e por vezes associado a elas: músicas, quadrinhos, séries, filmes, vídeos institucionais e de alguns canais de youtube, jogos e simulações. No que tange a referencial teórico fundamentou-se nos pensadores: (SAFATLE, 2017); (CARNEIRO e NOGUEIRA, 2008). Diante disso, através de jogos e dinâmicas durante as aulas foi possível observar que esses estudantes têm a preocupação com a prática cidadã. Diante do exposto, é chegada à conclusão de que os estudantes devam ter um papel protagonista durante a formação cidadã para que, com isso, compreendam que eles são agentes de transformação dentro da sociedade.

Referências

BENEVIDES, Maria Vitória. Cidadania e Democracia. Lua nova. nº 33. 1994.

BONAVIDES, Paulo. Ciência política. 10. ed. São Paulo: Malheiros Editores LTDA, 2000.

BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CARNEIRO, Sônia M. M.; NOGUEIRA, Valdir. Educação Geográfica e a Consciência Espacial Cidadã. Revista Contrapontos, Santa Catarina, v. 8, n. 1, p. 85-101, 2008.

CAVALCANTI, Lana de Sousa. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 81-104.

CRUZ, Igor Sacha Florentino. Da mera memorização à leitura de mundo: a construção da formação cidadã no currículo de Geografia do ensino médio. 2015. 264 f. Tese (Doutorado em Geografia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

DANTAS, Humberto. Educação política: sugestões de ação a partir de nossa atuação. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2017.

Fast Food da Política. Jogos. São Paulo – SP. Disponível em: Acesso em: out. de 2018.

MARTINS, Rosilda Baron. Educação para a cidadania: O projeto político-pedagógico como elemento articulador. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. (Orgs.) Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 13. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.

OLIVEIRA, Rita de Cássia; THOMAZ, Lurdes. A educação e a formação do cidadão crítico, autônomo e participativo. 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1709-8.pdf> Acesso em: 26 de out. 2018.

Politize. Disponível em: Acesso em: set. 2018.

RIBEIRO, Marlene. Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, nº 2, p. 113-128, jul./dez., 2002.

SAFATLE, Vladimir. Só mais um esforço. São Paulo: Três Estrelas, 2017.

SANTOS, Milton. Espaço do cidadão. 7 ed. São Paulo: Edusp, 2012.

SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

VIEIRA, Liszt. Cidadania e Globalização. 7. ed. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Record, 2004.

ZAMBAM, Neuro Jose. Educação, condição de agente e cidadania. Vidya, Centro Universitário Franciscano v. 26. N. 1, p. 55-64, jan/jun., 2006 – Santa Maria, RS.

Publicado
2021-02-22
Seção
Artigos Acadêmicos