AÇÃO EDUCACIONAL EM SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR

Antonio Konrado de S Barbosa, Angélica Olivino da Silva, Eweling Layce Melo Guerra, Mayara Letícia Falcão da Silva, Luciano Souza de Lima

Resumo


Um projeto de educação em saúde deve contemplar ações de prevenção de doenças e de fatores de proteção, viabilizando a melhoria no sistema de saúde e levando a comportamentos positivos relacionados à saúde. Essas atividades, voltadas à população em geral, mas em especial aos mais jovens, apresentam maior efetividade quando desenvolvidas numa abordagem e educacional no âmbito escolar, promovendo atitudes que possam proteger cada indivíduo bem como seus pares de situações e comportamentos tidos como de risco. Assim sendo, objetivou-se desenvolver um trabalho coletivo envolvendo todas as matizes que compunham o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em seu campus Recife e com uma população extremamente diversificada no intuito de orientá-los sobre os principais temas relacionados à saúde da população no âmbito da saúde pública. A atividades eram realizadas em caráter mensal com palestrantes familiarizados com o tema e contavam com a colaboração de toda a comunidade escolar. Foi observado que a maioria dos participantes eram discentes com aproximadamente 65% deles matriculados nos cursos de nível superior do próprio instituto. Ao final de cada atividade, os participantes eram indagados através de uma pesquisa de satisfação e aberta a possibilidade de sugestões e críticas ao trabalho. Questionários com questões simples sobre os temas abordados eram também oferecidos no intuito de avaliarmos a compreensão dos participantes sobre o tema e colaborar com a autocrítica do projeto. Em relação a isto, o projeto foi tido como ótimo ou bom em ampla maioria e 98% dos participantes acertaram as perguntas propostas sobre os temas de cada ação, evidenciando que o assunto foi assimilado pelos mesmos. Pode-se concluir que o projeto trouxe benefício aos alunos e comunidade do IFPE Campus Recife, obtendo êxito em orientá-los sobre temas relacionados à saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


AMABIS & MARTHO. Biologia Moderna. Editora Moderna, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Ed. Unesp; 2001.

GONÇALVES, L. F. F., et. al. Promoção de saúde com adolescentes em ambiente escolar: relato de experiência. SANARE, Sobral - V.15 n.02, p.160-167, Jun./Dez. – 2016.

OLIVEIRA, K. N. S, et. al. Educação sexual na adolescência e juventude: abordando as implicações da sexualidade no contexto escolar. SANARE, Sobral, 2013.

PEDEN M, et al. World report on child injury prevention. Geneva: World Health Organization; 2008.

PEREIRA, A. R., et. al. Formação de agentes multiplicadores em educação ambiental na comunidade do engenho-município de Bragança-Pará. Universidade Federal do Pará,UFPA, Campus de Bragança. 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Caravana

IFPE - Instituto Federal de Pernambuco