A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA NO IFPE - CAMPUS PESQUEIRA

  • Robervam de Moura Pedroza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
  • Nathália Roberta Menezes Barbosa SERAFIM Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
  • Aline Bezerra Sobrinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
  • Jhennyff de Barros Regimio Limeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
  • Maria Clara Brito Freire De Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
  • Ana Carla Silva Alexandra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
  • Poliana Ferreira Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe

Resumo

Introdução: Os conhecimentos adquiridos articulados com pesquisa e extensão como forma de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo e beneficiar a sociedade, como em ambientes de alta complexidade, Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Considerando a importância da formação completa e diferenciada do discente para o mercado de trabalho, as Ligas Acadêmicas (LA) têm um papel fundamental, por proporcionar maior vivência teórico-prática, ação junto à comunidade que complementa o conhecimento adquirido na graduação. Tem como objetivo evidenciar a experiência de discentes na construção da Liga Acadêmica de Enfermagem em Terapia Intensiva (LAETI) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Metodologia: Relato de experiência com cunho descritivo-qualitativo sobre a implantação da LAETI no IFPE- Campus Pesqueira. Resultados e Discussão: É necessário sanar as adversidades e diminuir os impasses da vida profissional inicial, melhorar a destreza dos estudantes, com a implantação de projetos de extensão, ensino e pesquisa, é essa a proposta da LAETI: gerar benefícios para estudantes e pacientes na UTI. A LAETI foi implantada após reuniões entre os Coordenadores e as extensionistas focadas em estudos quanto a formação e organização das Ligas, houve a construção do regimento interno e a implantação. Conclusão: A implementação da LAETI no IFPE - Campus Pesqueira é de grande relevância para o curso de bacharelado em enfermagem, proporcionando aos discentes maior contato com o ambiente da UTI e experiências teórico-práticas, complementando a formação profissional e o desenvolvimento pessoal na área.

Biografia do Autor

Robervam de Moura Pedroza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (1996), especialista em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde pela Fiocruz, Mestre em Saúde da Família pela UFRN. Atualmente é docente do curso bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal - IFPE Campus Pesqueira-PE, do qual é coordenador desde 2014. Atuou como enfermeiro assistencial do Hospital Regional Ruy de Barros Correia (Arcoverde-PE) e do Hospital Regional Dom Moura (Garanhuns-PE) e como coordenador de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns no período de 2006 a 2012.

 
Nathália Roberta Menezes Barbosa SERAFIM, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
Técnica de Laboratório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Departamento de Enfermagem, IFPE Campus Pesqueira
Aline Bezerra Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
Discente do Curso Bacharelado em Enfermagem do IFPE Campus Pesqueira
Jhennyff de Barros Regimio Limeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
Discente do Curso Bacharelado em Enfermagem do IFPE Campus Pesqueira
Maria Clara Brito Freire De Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
Discente do Curso Bacharelado em Enfermagem do IFPE Campus Pesqueira
Ana Carla Silva Alexandra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
ossui graduação em Enfermagem (2007), especialista em Unidade de Terapia Intensiva (2008) e residente em Urgência e Emergência pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (2011). Doutora em Ciências da Saúde (2017). Professora do Bacharelado em Enfermagem IFPE- campus Pesqueira , membro do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante deste campus. Coordenadora de Estágios e Egressos do IFPE- Campus Pesqueira (2016-2017).Docente da pós graduação em urgência e emergência da Escola Superior de Saúde de Arcoverde e da pós graduação de Saúde Pública da UNIFAVIP- DEVRY. Foi Coordenadora de Atenção à Saúde da VI Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (2008-2010). A docente tem experiência na área de docência do ensino superior, enfermagem em emergências e traumas, atendimento em grandes catástrofes, Atendimento Pré-hospitalar de alto risco; Unidade de terapia Intensiva, Manipulação de fármacos quimioterápicos; Procedimentos de alta complexidade.
Poliana Ferreira Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - ifpe
Discente do Curso Bacharelado em Enfermagem do IFPE Campus Pesqueira

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Publicado
2020-11-30
Seção
Relatos de Experiência