PERFIL DE EGRESSOS DO IFPE (CAMPUS RECIFE) E SUA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

  • Jessiklécia Josinalva de Siqueira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Francisco Braga da Paz Júnior
  • Arnaldo Fernando Lopes Maçaira
  • Eliana Santos Lyra da Paz

Resumo

O presente trabalho teve como propósito analisar o perfil pessoal e profissional de egressos do IFPE - Campus Recife no ambiente de trabalho e a importância da participação geral desses trabalhadores no desenvolvimento das empresas, a partir da percepção das suas chefias imediatas, tendo como referência a sua formação profissional. Para isso, foi utilizado inicialmente um levantamento bibliográfico para auxiliar na análise dos dados obtidos através da pesquisa em campo que consistiu em entrevistas com egressos e com as empresas que os mesmos estão inseridos. A pesquisa, com característica quantitativa, possui dois aspectos básicos para a investigação: o Indicador de Desempenho Pessoal do Egresso (IDPE) e o Indicador de Desempenho Profissional do Egresso (IDPR), a fim de elucidar algumas questões relacionadas à inserção dos jovens no mercado de trabalho e suas percepções sobre. Os resultados foram positivos em sua maioria, embora alguns apontamentos possam ser feitos com o objetivo de estimular mais estudos correlacionados e subsidiar possíveis melhorias para os pontos que não foram tão bons quanto os demais.

Biografia do Autor

Jessiklécia Josinalva de Siqueira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem interesse em pesquisas voltadas à Educação Ambiental (EA) atrelada a ambientes formais e informais de aprendizagem; e Investigações do processo de Ensino-Aprendizagem. Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/UFRPE), colaboradora dos projetos desenvolvidos pela Associação Àguas do Nordeste (ANE) que envolvem práticas e bolsista pelo segundo ano consecutivo de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq). Realiza ações de extensão através do projeto 'Olho d'Água Cartonera: processos educativos e práticas socioambientais na produção de livros artesanais", ministrando oficinas na educação básica e no ensino superior (onde as ações estão atreladas à formação de professores). Também realiza ações de extensão pelo Programa Professores do 3° Milênio (PPTM) vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE (Campus Recife), sendo professora voluntária de Biologia. Participa do Programa de Residência Pedagógica (CAPES) do Núcleo de Biologia/UFRPE realizando as atividades do programa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE, Campus Recife).

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Publicado
2021-02-22
Seção
Artigos Acadêmicos