PESQUISA E EXTENSÃO: UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Maria Zivaneide Carvalho Moraes Lefosse

Resumo


RESUMO
Este relato descreve a experiência vivenciada em um Projeto de Extensão do Programa Institucional
de Bolsas de Extensão (PIBEX), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Pernambuco, Campus Pesqueira. O projeto teve seu início em janeiro de 2013 e ocupou-se em
investigar como ocorre o ensino da geometria no Ensino Fundamental. O campo de pesquisa
foi constituído por três escolas urbanas situada no município de Pesqueira-PE e os sujeitos da
pesquisa foram quatro professoras. A abordagem multirreferencial nos possibilitou compreender as
práticas educativas através de um olhar plural, considerando os sujeitos envolvidos, pesquisadores
e pesquisados, suas subjetividades, suas relações e suas implicações.
Palavras-chave: Prática pedagógica. Multirreferencialidade. Formação de professores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Revista Caravana

IFPE - Instituto Federal de Pernambuco