PESQUISA E EXTENSÃO: UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA
Resumo
RESUMOEste relato descreve a experiência vivenciada em um Projeto de Extensão do Programa Institucional
de Bolsas de Extensão (PIBEX), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Pernambuco, Campus Pesqueira. O projeto teve seu início em janeiro de 2013 e ocupou-se em
investigar como ocorre o ensino da geometria no Ensino Fundamental. O campo de pesquisa
foi constituído por três escolas urbanas situada no município de Pesqueira-PE e os sujeitos da
pesquisa foram quatro professoras. A abordagem multirreferencial nos possibilitou compreender as
práticas educativas através de um olhar plural, considerando os sujeitos envolvidos, pesquisadores
e pesquisados, suas subjetividades, suas relações e suas implicações.
Palavras-chave: Prática pedagógica. Multirreferencialidade. Formação de professores.
Pelo presente instrumento, eu, nome, RG e CPF, na qualidade de titular dos direitos de autor do artigo denominado título, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
Por ser a expressão da verdade, dato e assino o presente termo de cessão.
Recife, dia de mês de 20XX