WORLD CAFÉ: CONSTRUINDO IDEIAS

Daniel Lisboa de Menezes

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar de forma descritiva uma experiência vivenciada em uma turma de educação profissional para Jovens e adultos do curso de Operação de Computadores (OPC). O trabalho se desenvolveu no Instituto Federal de Pernambuco, na disciplina projeto integrador, que tem como objetivo integrar todos os componentes curriculares do curso em questão, fazendo com que o estudante saia de uma visão fragmentada das técnicas para uma visão unificada dos conceitos trabalhados ao longo do curso de OPC. É utilizada durante a experiência de trabalho a metodologia World Café, que se estrutura em exposições dialogadas e rodas de conversa, onde o estudante é o principal ator no desenvolvimento do conhecimento.

Texto completo:

PDF

Referências


DATAPEDIA, Palmares - PE. Disponível em: Acessado em 11/07/2019.

FERNANDES, M.E.S.A; O World Café e o aprendizado pelo diálogo: Limites e possibilidades de um território de sentidos no processo de formação “Diagnóstico Social ambiental na APA Embu Verde: Educação Ambiental para a sustentabilidade na bacia do rio cotia” Embu das Artes ,SP. tipo (Tese) São Paulo,2015.

FONSECA, R.C.V; Metodologia do Trabalho Científico. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2012.

FREIRE, P.; Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, São Paulo, SP, Editora Paz e Terra, 1996.

GERHARDT, T.E; SILVEIRA,D,T; Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

PRADANOV, C.C; FREITAS, E.C; Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo. Universidade FEEVALE, 2013.

OLIVEIRA, C. M; MARQUES,V.F; SCHRECK, R. S. C; Aplicação de metodologia ativa no processo de ensino aprendizagem: Relato de Experiência. São Paulo: Revista Pesquiseduca, v. 09, n. 19, p. 674-684, set.-dez. 2017

TEZA, P.; MIGUEZ, V.B.; FERNANDES, R.F; SOUZA,J.A.; DANDOLINI,G.A; ABREU,A.F; Geração de Ideias: Aplicação da técnica Wold Café. Florianópolis: Revista IJKEM, v. 3, n. 3, p. 1-14 , jul/out, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Caravana

IFPE - Instituto Federal de Pernambuco