MONITORIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Monaliza Fernanda de ARAÚJO, Brunna Oliveira de VASCONCELOS, Raylane da Silva MACHADO

Resumo


Objetivo: relatar experiência adquirida pelas discentes na monitoria da disciplina Iniciação Científica ofertada aos acadêmicos do Curso Técnico em Enfermagem. Fundamentação Teórica: a monitoria funciona como um mecanismo de ensino, proporcionando o desenvolvimento da capacidade de análise crítica do discente. Incentiva o aluno-monitor a adquirir novos hábitos de estudo e habilidades, tendo a oportunidade de aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza descritiva, do tipo relato de experiência, proveniente da vivência de uma aluna na monitoria. O programa de monitoria foi realizado no Instituto Federal do Pernambuco, no II semestre do ano letivo de 2018 para alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Pernambuco, tendo como carga-horária semanal oito horas. Resultados: Os resultados obtidos pela monitoria foram todos positivos, devido a sua contribuição na formação dos participantes para o melhoramento das habilidades técnico-científicas aplicadas. Para a monitora, esse programa proporcionou compartilhar seus saberes e aprender com os colegas, revisando os conteúdos, adquirindo novas experiências acadêmicas e descobrindo novas habilidades no campo de ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Caravana

IFPE - Instituto Federal de Pernambuco