Política de cotas: levando o Campus Garanhuns às comunidades quilombolas do entorno de Garanhuns

Edvania Kehrle Bezerra

Resumo


O projeto teve por objetivo estudar a implantação das ações afirmativas, a partir da política de cotas raciais aplicadas pelos Institutos Federais (Lei nº 12.711/2012) e aproximar o IFPE Campus Garanhuns às comunidades Quilombolas e Indígenas localizadas nas proximidades do Campus, por meio da apresentação do mesmo para com essas populações, visando a percepção delas do Instituto como instrumento de transformação socioeconômica e exercício da cidadania. As atividades do projeto foram iniciadas com capacitação da equipe nos temas centrais que envolvem a questão e, simultaneamente, pesquisa documental sobre o ingresso de alunos cotistas no Campus Garanhuns, de 2013 a 2016. Posteriormente, foram desenvolvidas ações, como, visitas da equipe as comunidades e de alunos quilombolas do 9º ano ao Campus. Durante o trabalho constatou-se que, apesar do IFPE aplicar a política de cotas no seu processo seletivo, os estudantes quilombolas não têm acesso a instituição, seja por desconhecimento da política de cotas e do próprio IFPE, passando por questões estruturais como transporte e alimentação, até situações mais subjetivas como preconceito e baixa estima dessas populações.

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Referências


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BRASIL. Ministério da Educação. Encarte de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2005.

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CANDAU, V.M.; MOREIRA, A. F. B. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. 2013, p. 13


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