Elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação para pequenos produtores da região do PAJEÚ

Autores

  • Atacy Maciel Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros

Resumo

As pequenas agroindústrias familiares se caracterizam pela alta taxa de informalidade, pouco aporte tecnológico e gerencial. Objetiva-se com este trabalho oferecer ao micro produtor o Manual de Boas Práticas de Fabricação, além de cursos e oficinas sobre as legislações vigentes do controle de qualidade aplicado na indústria de alimentos, visando à redução de custos, o aumento da produtividade e à garantia de qualidade quanto aos aspectos higiênicos e sanitários assegurados pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF). O projeto auxilia os pequenos produtores da região do Pajeú na adequação de seus sistemas produtivos às exigências legais, abordadas pelas Boas Práticas de Fabricação, segundo a RDC n° 216, 2004. Para isso, realizou-se o acompanhamento de uma agroindústria de polpa de fruta situada na região do Pajeú, onde obteve-se resultados satisfatórios. Os treinamentos e elaboração do manual de BPF foram fundamentais para orientar funcionários e inspirar a criação de um setor de controle de qualidade.

Biografia do Autor

Atacy Maciel Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) desde 2014. Pesquisadora e colaboradora, graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba, Campus I (UFPB). Mestre em Tecnologia Agroalimentar pela UFPB, Campus III, com ênfase na aplicação de farinha provenientes de resíduos do maracujá como ingrediente funcional em derivados cárneos, onde resultou no depósito de uma patente relacionada ao processo de produção de empanado de tilápia com farinha da casca do maracujá. Doutorado em andamento na área de Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com pesquisa voltada para estudo, avaliação e aplicação da farinha da semente de algaroba (prosopis juliflora) em reestruturados de carne caprina. Desde 2014 coordena e participa de projetos de extensão do IFPE voltados para a problemática do descarte inadequado de resíduos agroindustriais.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-ISO 9001: sistemas de gestão da qualidade – requisitos. Rio de Janeiro, 2000a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução n° 216, de 15 de setembro de 2004. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/4a3b680040bf8cdd8e5dbf1b0133649b/RESOLU%C3%87%C3%83O-RDC+N+216+DE+15+DE+SETEMBRO+DE+2004.pdf?MOD=AJPERES, acesso em 10 de outubro de 2015.

CARDOSO, L.; ARAÚJO, W. M. C. Perfil higiênico-sanitário das panificadoras do Distrito Federal. Higiene Alimentar, v. 15, n. 83, p. 32-43, 2001.

GAVA, Altanir. Jaime. Princípios da Tecnologia de Alimentos. Ed. AMPUB-SP, cap. 1, p. 33-50, 2007.

RÊGO, J.C. do; GUERRA, N.B.; PIRES, E.F. Influência do treinamento no controle higiênico-sanitário de unidades de alimentação e nutrição. Revista de Nutrição, Campinas, p.50-62, jan/jun. 1997.

SILVA JUNIOR, E.A. Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Alimentos. 4. ed. São Paulo: Varela, 2002.

SOUZA, E.L. de; SILVA, C.A. da; SOUZA, C.P. de. Qualidade sanitária de equipamentos, superfícies, água, e mãos de manipuladores de alguns estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade de João Pessoa, PB. Revista Higiene Alimentar, São Paulo, v.18, n. 116/117, p. 98-102, jan/fev. 2004.

VASCONCELOS, M. A. A.; CASTRO, A. M. V.; QUEIROZ, A. L. M.; ARAÚJO, E. L. B.; NASCIMENTO, G. S. M.; JESUS, I. A.; CABRAL, T. M. A.; NASCIMENTO, G. J. Qualidade higiênico-sanitária de manipuladores de algumas indústrias de alimentos do município de João Pessoa – PB. X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – Universidade Federal da Paraíba – UFPB, 2008.

VIEIRA, LUIS. FERNANDO. Agricultura e Agroindústria Familiar. Disponível em Acesso em 10 de Dez. 2015.

WESZ, J. LOVIS, T. ERNESTO, F. Os reflexos das agroindústrias familiares para o desenvolvimento das áreas rurais no brasil, 2008.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos