Elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação para pequenos produtores da região do PAJEÚ
Resumo
As pequenas agroindústrias familiares se caracterizam pela alta taxa de informalidade, pouco aporte tecnológico e gerencial. Objetiva-se com este trabalho oferecer ao micro produtor o Manual de Boas Práticas de Fabricação, além de cursos e oficinas sobre as legislações vigentes do controle de qualidade aplicado na indústria de alimentos, visando à redução de custos, o aumento da produtividade e à garantia de qualidade quanto aos aspectos higiênicos e sanitários assegurados pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF). O projeto auxilia os pequenos produtores da região do Pajeú na adequação de seus sistemas produtivos às exigências legais, abordadas pelas Boas Práticas de Fabricação, segundo a RDC n° 216, 2004. Para isso, realizou-se o acompanhamento de uma agroindústria de polpa de fruta situada na região do Pajeú, onde obteve-se resultados satisfatórios. Os treinamentos e elaboração do manual de BPF foram fundamentais para orientar funcionários e inspirar a criação de um setor de controle de qualidade.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-ISO 9001: sistemas de gestão da qualidade – requisitos. Rio de Janeiro, 2000a.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução n° 216, de 15 de setembro de 2004. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/4a3b680040bf8cdd8e5dbf1b0133649b/RESOLU%C3%87%C3%83O-RDC+N+216+DE+15+DE+SETEMBRO+DE+2004.pdf?MOD=AJPERES, acesso em 10 de outubro de 2015.
CARDOSO, L.; ARAÚJO, W. M. C. Perfil higiênico-sanitário das panificadoras do Distrito Federal. Higiene Alimentar, v. 15, n. 83, p. 32-43, 2001.
GAVA, Altanir. Jaime. Princípios da Tecnologia de Alimentos. Ed. AMPUB-SP, cap. 1, p. 33-50, 2007.
RÊGO, J.C. do; GUERRA, N.B.; PIRES, E.F. Influência do treinamento no controle higiênico-sanitário de unidades de alimentação e nutrição. Revista de Nutrição, Campinas, p.50-62, jan/jun. 1997.
SILVA JUNIOR, E.A. Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Alimentos. 4. ed. São Paulo: Varela, 2002.
SOUZA, E.L. de; SILVA, C.A. da; SOUZA, C.P. de. Qualidade sanitária de equipamentos, superfícies, água, e mãos de manipuladores de alguns estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade de João Pessoa, PB. Revista Higiene Alimentar, São Paulo, v.18, n. 116/117, p. 98-102, jan/fev. 2004.
VASCONCELOS, M. A. A.; CASTRO, A. M. V.; QUEIROZ, A. L. M.; ARAÚJO, E. L. B.; NASCIMENTO, G. S. M.; JESUS, I. A.; CABRAL, T. M. A.; NASCIMENTO, G. J. Qualidade higiênico-sanitária de manipuladores de algumas indústrias de alimentos do município de João Pessoa – PB. X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – Universidade Federal da Paraíba – UFPB, 2008.
VIEIRA, LUIS. FERNANDO. Agricultura e Agroindústria Familiar. Disponível em Acesso em 10 de Dez. 2015.
WESZ, J. LOVIS, T. ERNESTO, F. Os reflexos das agroindústrias familiares para o desenvolvimento das áreas rurais no brasil, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, eu, nome, RG e CPF, na qualidade de titular dos direitos de autor do artigo denominado título, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
Por ser a expressão da verdade, dato e assino o presente termo de cessão.
Recife, dia de mês de 20XX