UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA: A ANTÍGONA DE SÓFOCLES NA AULA DE LITERATURA
Resumen
Esta pesquisa teve por finalidade realizar uma experiência de leitura da tragédia clássica grega Antígona, de Sófocles, com alunos do 1º ano do ensino médio, com o objetivo de apresentar a eles um texto clássico e inserir no cotidiano deles esse tipo de texto. Buscamos respostas para as seguintes questões de pesquisa: 1) É possível trabalhar uma tragédia grega em sala de aula?; 2) Que temas poderão ser suscitados a partir da leitura dessa tragédia?; e, 3) De que modo os alunos vão fazer relações entre esses temas e sua experiência? Nos utilizamos de uma metodologia que prioriza uma aula dialogada, na qual os leitores são postos como protagonistas no processo de leitura. Para refletir acerca do ensino de literatura, nos embasamos nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006) e nos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006); Colomer (2007) nos auxilia a refletir sobre a leitura compartilhada e Petit (2008) acerca do papel do mediador. Quanto à recepção do texto literário, Jauss (1994) e Iser (1996) nos ofereceram as principais bases teóricas. Os resultados da pesquisa revelaram que é possível realizar a leitura integral de uma tragédia clássica com alunos do nível médio. A experiência de leitura comprovou que esses alunos sentem-se à vontade para expressar a sua opinião quando a leitura é realizada de maneira compartilhada e dialogada, participando ativamente do processo de significação do texto. Assim, percebem a literatura como algo que não está tão distante da realidade deles.
Citas
ALVES, J.H.P. Reflexões sobre o livro didático de literatura. IN: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
ARISTÓTELES. Poética. Trad. e notas Ana Maria Valente. 4ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Vol. 1. Linguagens, códigos e tecnologias. Julho de 2006.
BUARQUE, Chico; PONTES, Paulo. Gota d’Água. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
COMPAGNON, Antoine. O leitor. IN: _____. O demônio da literatura: literatura e senso comum. 2ª. impressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminações nas poéticas contemporâneas. Trad. Giovanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 2012.
ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. IN: LIMA, Luiz Costa (org.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979.
_____. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol.1. Trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996.
JAUSS, Hans Robert. A literatura como provocação (A história da literatura como provocação à teoria literária). Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ed. Ática, 1994.
JOUVE, Vincent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. Trad. Neide Luzia de Rezende. IN: ROUXEL, Annie et al. (orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
KURY, Mário da Gama. A trilogia tebana. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
LANGLADE, Gérard. O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. IN: ROUXEL, Annie et al. (orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
LDBEN. Comentada e interpretada por Carlos da Fonseca Brandão. 4ª ed. ver. e ampl. São Paulo: Avercamp, 2010.
PARAÍBA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA. COORDENADORIA DO ENSINO MÉDIO. Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Conhecimentos de Literatura, 2006.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2008.
QUEIROZ, Vera; SANTOS, Roberto C. Linhas para o ensino da literatura. IN: BARBOSA, Marcia H. S.; BECKER, Paulo. (Orgs.) Questões de literatura. Passo Fundo: UFP, 2003.
SÓFOCLES. Antígona. 6ª. ed. Trad. Millôr Fernandes. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
TINOCO, Robson Coelho. Percepção do mundo na sala de aula: Leitura e literatura. IN: DALVI, M.A. et alii. (orgs.). Leitura de Literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente instrumento, eu, nome, RG e CPF, na qualidade de titular dos direitos de autor do artigo denominado título, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
Por ser a expressão da verdade, dato e assino o presente termo de cessão.
Recife, dia de mês de 20XX