TRANSFORMAÇÕES SUSTENTÁVEIS EM ACERVO CENTENÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM BIBLIOTECA DO IFPE – CAMPUS RECIFE

Autores

  • Helena Azevedo IFPE

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de modificações implantadas na biblioteca Joseph Mesel, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPE, Campus Recife, expondo uma pesquisa estatística, de abordagem quantitativa e qualitativa, que valida o empenho de otimização do espaço para construir uma nova realidade, apresentando à comunidade acadêmica uma nova
visão de uma unidade informacional. Adequando suas instalações físicas e empreendendo uma pesquisa com a finalidade de identificar os resultados face às mudanças, o objetivo principal foi atender às necessidades da comunidade acadêmica no que tange ao bem-estar e ao atendimento eficiente na disponibilização da informação. Desta forma, as etapas de desenvolvimento e a
finalidade do processo confirmam que, com os padrões de sustentabilidade, a importância no atendimento de qualidade da biblioteca universitária reflete a importância da gestão da qualidade em serviços de informação de forma que o grau de satisfação de seus usuários possa ser medido, quantificado bem como composição do acervo, qualificando-o para atender às necessidades dos estudantes, implantando políticas de: acesso, tratamento, organização, marketing informacional e sua divulgação.

Referências

BARROS, Ricardo; et. al. Análise da sustentabilidade das bibliotecas comunitárias do programa ler é preciso. [São Paulo]: Ecofuturo, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Campus (Educação Profissional). Disponível em: <http://painel.mec.gov.br/painel/detalhamentoIndicador/detalhes/campusprofissional/>. Acesso em 01 mar. 2013.

COBRA, M. Sucessos em marketing. São Paulo: Atlas, 1991.

CÔRTE, A. R. et al. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de software. Ciência da informação, v. 28, n.3, p. 241-256, set./dez. 1999.

Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/viewarticle.php?id=322&layout=abstract>. Acesso em: 08 abr. 2008.

HARGREAVES, L. Qualidade em prestação de serviços. São Paulo: SENAC, 2006. 107p.

KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

VOLPATO, S. M. B. A trajetória de uma biblioteca especializada: o caso da biblioteca do curso de pós-graduação em Administração da UFSC. Florianópolis, 1999. 140 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) UFSC.Disponível em: < http://teses.eps.ufsc.br/defesa/

pdf/4375.pdf >. Acesso em: 01 set. 2008.

Downloads

Publicado

2016-04-12

Edição

Seção

Relatos de Experiência