WORLD CAFÉ: CONSTRUINDO IDEIAS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar de forma descritiva uma experiência vivenciada em uma turma de educação profissional para Jovens e adultos do curso de Operação de Computadores (OPC). O trabalho se desenvolveu no Instituto Federal de Pernambuco, na disciplina projeto integrador, que tem como objetivo integrar todos os componentes curriculares do curso em questão, fazendo com que o estudante saia de uma visão fragmentada das técnicas para uma visão unificada dos conceitos trabalhados ao longo do curso de OPC. É utilizada durante a experiência de trabalho a metodologia World Café, que se estrutura em exposições dialogadas e rodas de conversa, onde o estudante é o principal ator no desenvolvimento do conhecimento.Referências
DATAPEDIA, Palmares - PE. Disponível em: <https://datapedia.info/cidade/4492/pe/palmares#mapa> Acessado em 11/07/2019.
FERNANDES, M.E.S.A; O World Café e o aprendizado pelo diálogo: Limites e possibilidades de um território de sentidos no processo de formação “Diagnóstico Social ambiental na APA Embu Verde: Educação Ambiental para a sustentabilidade na bacia do rio cotia” Embu das Artes ,SP. tipo (Tese) São Paulo,2015.
FONSECA, R.C.V; Metodologia do Trabalho Científico. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2012.
FREIRE, P.; Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, São Paulo, SP, Editora Paz e Terra, 1996.
GERHARDT, T.E; SILVEIRA,D,T; Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
PRADANOV, C.C; FREITAS, E.C; Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo. Universidade FEEVALE, 2013.
OLIVEIRA, C. M; MARQUES,V.F; SCHRECK, R. S. C; Aplicação de metodologia ativa no processo de ensino aprendizagem: Relato de Experiência. São Paulo: Revista Pesquiseduca, v. 09, n. 19, p. 674-684, set.-dez. 2017
TEZA, P.; MIGUEZ, V.B.; FERNANDES, R.F; SOUZA,J.A.; DANDOLINI,G.A; ABREU,A.F; Geração de Ideias: Aplicação da técnica Wold Café. Florianópolis: Revista IJKEM, v. 3, n. 3, p. 1-14 , jul/out, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, eu, nome, RG e CPF, na qualidade de titular dos direitos de autor do artigo denominado título, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
Por ser a expressão da verdade, dato e assino o presente termo de cessão.
Recife, dia de mês de 20XX