Melhoramento participativo:utilização do máximo potencial genético das plantas de forma sustentável
Resumo
O melhoramento genético participativo (MGP), que é um componente do manejo da diversidade genética, começou a ser delineado no início dos anos 80 e apresenta como ingrediente fundamental, a inclusão sistemática dos conhecimentos, habilidades, experiências, práticas e preferências dos agricultores. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi evidenciar os benefícios que as práticas do melhoramento participativo promovem para a manutenção da diversidade genética vegetal e conscientizar o maior número de agricultores para que garantam a preservação das sementes crioulas, da segurança alimentar e dos recursos genéticos das espécies cultivadas. Foi realizada a coleta de acessos das cultivares plantado pelos agricultores e continuamente aplicado um questionário para se obter os dados referentes ao material coletado. Os acessos das espécies e variedades locais adquiridos foram cultivados e caracterizados no Instituto Federal de Pernambuco campus Vitória de Santo Antão. As coletas (sementes, propágulos) foram utilizadas para a montagem do banco de germoplasma (in vivo) em áreas agroecológicas (PAIS, UDPA) pertencente à mesma instituição. Portanto o projeto contemplou um grande quantitativo de agricultores familiares, conscientizando-os sobre a importância do melhoramento participativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, eu, nome, RG e CPF, na qualidade de titular dos direitos de autor do artigo denominado título, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
Por ser a expressão da verdade, dato e assino o presente termo de cessão.
Recife, dia de mês de 20XX