AQUICULTURA SUSTENTÁVEL PARA PEQUENOS PRODUTORES: PROSSEGUINDO NA INTEGRAÇÃO DE SABERES
Resumen
O trabalho com intuito de incentivar a prática da aquicultura aos pequenos agricultores familiares na zona da mata do estado de Pernambuco, mostra a criação do camarão gigante da malásia (Macrobrachium rosenbergii) e do peixe tilápia (Oreochromis niloticus) em sistema semi intensivo de criação, como alternativa de renda e diversificação dos produtos da agricultura familiar. O presente projeto propõe o desenvolvimento do sistema de policultivo nos municípios de Primavera, Vitória de Santo Antão, Chã de Alegria e Feira Nova, promovendo subsídios para o desenvolvimento de uma aquicultura familiar, inserindo a criação do peixe e do camarão no contexto da pequena propriedade rural, como ferramenta de inclusão social, diversificação da produção e segurança alimentar. Ao longo deste trabalho, foram desenvolvidas várias atividades visando à construção de saberes por meio de vivências teóricas e práticas tais como, reuniões entre órgãos responsáveis pela agricultura e meio ambiente, mapeamento das propriedades rurais dos municípios e das rodas de conversas que se configuraram como cursos teóricos e práticos. O cultivo foi acompanhado pelos produtores a cada 14 dias para obtenção de dados biométricos e dos principais parâmetros da qualidade de água dos viveiros. Contudo, a aquicultura passou a ser praticada pelos agricultores como ferramenta de ocupação de pequenos espaços ociosos, já que os mesmos adotavam uma prática extensiva na criação de peixes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente instrumento, eu, nome, RG e CPF, na qualidade de titular dos direitos de autor do artigo denominado título, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
Por ser a expressão da verdade, dato e assino o presente termo de cessão.
Recife, dia de mês de 20XX