CONSCIENTIZANDO COM O EXEMPLO: PROPOSTAS DE GESTÃO E APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS VEGETAIS NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSÉ VICENTE, NO MUNICÍPIO DE BARREIROS-PE

  • Atacy Maciel Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros

Resumo

A problemática do descarte inadequado e não aproveitamento dos resíduos agroindustriais é uma realidade que deve ser dia a dia repensada e transformada. São desperdiçados todos os dias uma quantidade significativa de resíduos vegetais que poderiam ser convertidos  em alimentos com alto valor agregado. Os resíduos vegetais possuem nutrientes e compostos essenciais para diversas atividades metabólicas do nosso organismo (atividade antioxidante, vitaminas, sais minerais entre outros), o que favorece a sua utilização em diversas formulações de alimentos. Seu aproveitamento deve ser pensado muito além da escala industrial, em casa, no trabalho e na escola, instituição que exerce grande responsabilidade na construção de hábitos alimentares de crianças na fase pré-escolar. Pensando nisso, objetivou-se trabalhar a temática de aproveitamento de resíduos vegetais com pré-escolares da Escola Municipal Maria José Vicente, localizada no Município de Barreiros-PE. Foram utilizadas atividades lúdicas  (teatro de fantoche, contação de histórias, rodas de diálogo, etc,) para se trabalhar com a temática de aproveitamento de resíduos vegetais, degustação de produtos elaborados com resíduos, análise sensorial e físico-química de produtos. A aceitação das crianças e participação ativa durante as atividades realizadas foram a melhor possível, desde as dinâmicas até as degustações. Também se conseguiu a participação ativa dos pais e equipe da escola. Com isso, a iniciativa de aproveitamento de resíduos vegetais no ambiente escolar é uma prática multiplicadora de pensamento e formadora de novos hábitos alimentares que acompanharão a criança para o resto de sua vida, envolvendo não só elas, mas os pais e/ou responsáveis.

Biografia do Autor

Atacy Maciel Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) desde 2014. Pesquisadora e colaboradora, graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba, Campus I (UFPB). Mestre em Tecnologia Agroalimentar pela UFPB, Campus III, com ênfase na aplicação de farinha provenientes de resíduos do maracujá como ingrediente funcional em derivados cárneos, onde resultou no depósito de uma patente relacionada ao processo de produção de empanado de tilápia com farinha da casca do maracujá. Doutorado em andamento na área de Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com pesquisa voltada para estudo, avaliação e aplicação da farinha da semente de algaroba (prosopis juliflora) em reestruturados de carne caprina. Desde 2014 coordena e participa de projetos de extensão do IFPE voltados para a problemática do descarte inadequado de resíduos agroindustriais.

Referências

ABUD, A. K. S.; NARAIN, N. Incorporação da farinha de resíduos do processamento de polpa de fruta em biscoitos: uma alternativa de combate ao desperdício. Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, v. 12, n. 4, p. 257-265, 2009.

AOAC - Association of Official Analytical Chemists. Official methods of AOAC International. 17 ed. Washington, 2002.

BISSOLI MC, LANZILLOTTI H S. Educação nutricional como forma de intervenção: avaliação de uma proposta para pré-escolares. Revista Nutrição, Campinas, v.10, n.2, p.107 – 113, 2000.

DEMAJORIVIC, J. Da política tradicional de tratamento do lixo à política de gestão de resíduos sólidos: as novas prioridades. Revista de Adm. De Empresas, 35 (3), pp. 88-93, 1995.

FERNANDES, F. M. Alimentação e nutrição entre escolares: caso dos alunos de uma escola do município, Vitória – ES. 2006. 49 f. Monografia (Especialização em Nutrição Clínica) - Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica, Universidade Veiga de Almeida, Vitória, 2006.

FOLCH J; LEES, M,. STANLEY, G.H.S. A simple method for the isolation and purification of total lipides from animal tissues. The Journal of Biological Chemistry, 226: 497–509, 1957.

FRANQUES, A.R.M. Saber 2007. Disponível em http:// www.aprendaki.com.br – Acesso em 14/11/2017.

GIUNTINI, E.B; LAJOLO, F.M.; MENEZES, E.W. Potencial de fibra alimentar em países ibero-americanos: alimentos, produtos e resíduos. Archivos Latinoamericanos de Nutrición.v. 53, n. 1, p. 14-20, 2003.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. 5. ed. São Paulo. 1020 p, 2008.

MAURO, A.K.; SILVA, V.L.M.; FREITAS, M.C.J. Caracterização física, química e sensorial de cookies confeccionados com farinha de talo de couve (FTC) e farinha de talo de espinafre (FTE) ricas em fibra alimentar. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 30, n. 3, p. 719-728, 2010.

NASSER, A.L. Importância da nutrição, da infância à adolescência. In.Educação nutricional na infância e na adolescência. RCN editora, São Paulo, 244 p. Cap 1, p.33- 38, 2006.

OLIVEIRA LF, et al. (2002). Aproveitamento alternativo da casca do maracujá - amarelo (Passiflora edulis F. lavicarpa) para produção de doce em calda. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 22, n. 3, p. 1-60.

ORNELLAS, L.H. Técnica Dietética: Seleção e Preparo de Alimentos. 7°ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001.

RORIZ. F. C. R. Aproveitamento dos resíduos alimentícios obtidos das centrais de abastecimento do estado de Goiás s/a para alimentação humana. Dissertação de mestrado da UFGO, 2012.

RAMOS M; STEIN LM. Desenvolvimento do comportamento alimentar infantil. Jornal de Pediatria, v. 76, supl.3, p.229 – 237, 2002.

RODRIGUES, J. P. M.; CALIARI, M.; ASQUIERI, E. R. Caracterização e analise sensorial de biscoitos de polvilho elaborados com diferentes níveis de farelo de mandioca. Ciência Rural, Santa Maria, v. 41, n. 12, p. 2196-2202, 2011.

SÁ, N. G. Nutrição dietética. 7ª ed. rev. e atual. São Paulo: Nobel, 174 p, 1990.

SANTANGELO, S. B. Aplicação da Farinha de Semente de Abóbora (Cucurbita moschata, L.) em panetone. 2006. 100f. Dissertação de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

RAIMUNDO S. Sustentabilidade: o nutricionista como agente da produção e do consumo sustentável. Revista do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região, Porto Alegre, [s.v.], n.22, p.5. 2010. Disponível em: <http://www.crn2.org.br/images/revista/crn_marco_2010.pdf>. Acesso em: 12/11/2017.

STONE, H e SIDEL, J.L. Affective testing, In: STONE, H; SIDEL, J. L. Sensory Evaluation Prractices. Academic Press, London, 1993.

TCHAKMAKIAN, L.A; FRAGELLA, V. S. As interfaces da alimentação, da nutrição e do envelhecimento e o processo educativo sob a visão interdisciplinar da Gerontologia. In: Papaléo Netto M. Tratado de Gerontologia. 2ed. São Paulo: Atheneu; 2007. p.469- 78.

Disponível em: <http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/gest%C3%A3o-de-res%C3%ADduos-org%C3%A2nicos#o-que-sao-residuos-organicos>. Acesso em: 17/11/2017.

Disponível em: <http://www.bancodealimentos.org.br/quem-somos/>. Acesso em: 16/11/2017.

Disponível em: <http://www.msnoticias.com.br/editorias/geral-ms-noticias/mais-de-7-milhoes-de-pessoas-passam-fome-no-brasil-diz-ibge/72567/>. Acesso em: 16/11/17.

Publicado
2019-12-30
Seção
Relatos de Experiência