SOLOS, APRENDER E CONSERVAR: PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SOLOS ATRAVÉS DE OFICINAS ITINERANTES EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ÁREAS URBANAS E RURAIS

  • Manuella Vieira Barbosa Neto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Ayrton Luiz Cunha de Barros Pessôa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Deyse Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Diogo Silva do Nascimento Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Resumo

O solo além de ser um elemento vital na natureza, é também um dos meios naturais mais importantes para a sociedade, sendo um componente fundamental do ecossistema terrestre. Tendo em vista que ele é um recurso natural dinâmico e não renovável, e que vem sendo degradado em função do uso inadequado pelo homem, o que acarreta interferências negativas no equilíbrio ambiental, se faz necessário que haja uma conscientização de sua relevância e consequentemente a promoção de práticas conservacionistas. Em função disto, o projeto “Solos: Aprender e Conservar” tem como objetivo promover o ensino em solos através de oficinas em escolas da educação básica em áreas urbanas e rurais, a fim de despertar a compreensão acerca da necessidade de sua conservação. Por meio das vivências realizadas nas escolas parceiras com o projeto, observou- se um grande envolvimento dos estudantes contemplados com o projeto. Com isso, espera-se ter despertado na comunidade escolar o pensamento crítico sobre a importância ambiental e social dos solos.

Biografia do Autor

Manuella Vieira Barbosa Neto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Geografia (Conceito Capes 5) - Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFPE. É professor(a) de Geografia do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife. Pesquisa e tem interesse em Geografia Física e Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação, degradação, manejo e aptidão agrícola dos solos; Utilização de ferramentas de Geoprocessamento e ensino de Geografia Física e Pedologia.
Ayrton Luiz Cunha de Barros Pessôa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Graduando do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE campus Recife.
Deyse Ferreira da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE campus Recife.
Diogo Silva do Nascimento, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Graduando do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE campus Recife.

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Publicado
2019-12-30
Seção
Artigos Acadêmicos