AÇÃO EDUCACIONAL EM SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Antonio Konrado de S Barbosa Instituto Federal de Pernambuco Universidade Federal da Paraíba - Hospital Universitário Lauro Wanderley
  • Angélica Olivino da Silva Instituto Federal de Pernambuco
  • Eweling Layce Melo Guerra Instituto Federal de Pernambuco
  • Mayara Letícia Falcão da Silva Instituto Federal de Pernambuco
  • Luciano Souza de Lima Instituto Federal de Pernambuco

Resumo

Um projeto de educação em saúde deve contemplar ações de prevenção de doenças e de fatores de proteção, viabilizando a melhoria no sistema de saúde e levando a comportamentos positivos relacionados à saúde. Essas atividades, voltadas à população em geral, mas em especial aos mais jovens, apresentam maior efetividade quando desenvolvidas numa abordagem e educacional no âmbito escolar, promovendo atitudes que possam proteger cada indivíduo bem como seus pares de situações e comportamentos tidos como de risco. Assim sendo, objetivou-se desenvolver um trabalho coletivo envolvendo todas as matizes que compunham o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em seu campus Recife e com uma população extremamente diversificada no intuito de orientá-los sobre os principais temas relacionados à saúde da população no âmbito da saúde pública. A atividades eram realizadas em caráter mensal com palestrantes familiarizados com o tema e contavam com a colaboração de toda a comunidade escolar. Foi observado que a maioria dos participantes eram discentes com aproximadamente 65% deles matriculados nos cursos de nível superior do próprio instituto. Ao final de cada atividade, os participantes eram indagados através de uma pesquisa de satisfação e aberta a possibilidade de sugestões e críticas ao trabalho. Questionários com questões simples sobre os temas abordados eram também oferecidos no intuito de avaliarmos a compreensão dos participantes sobre o tema e colaborar com a autocrítica do projeto. Em relação a isto, o projeto foi tido como ótimo ou bom em ampla maioria e 98% dos participantes acertaram as perguntas propostas sobre os temas de cada ação, evidenciando que o assunto foi assimilado pelos mesmos. Pode-se concluir que o projeto trouxe benefício aos alunos e comunidade do IFPE Campus Recife, obtendo êxito em orientá-los sobre temas relacionados à saúde.

Referências

AMABIS & MARTHO. Biologia Moderna. Editora Moderna, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Ed. Unesp; 2001.

GONÇALVES, L. F. F., et. al. Promoção de saúde com adolescentes em ambiente escolar: relato de experiência. SANARE, Sobral - V.15 n.02, p.160-167, Jun./Dez. – 2016.

OLIVEIRA, K. N. S, et. al. Educação sexual na adolescência e juventude: abordando as implicações da sexualidade no contexto escolar. SANARE, Sobral, 2013.

PEDEN M, et al. World report on child injury prevention. Geneva: World Health Organization; 2008.

PEREIRA, A. R., et. al. Formação de agentes multiplicadores em educação ambiental na comunidade do engenho-município de Bragança-Pará. Universidade Federal do Pará,UFPA, Campus de Bragança. 2005.

Publicado
2019-12-30
Seção
Relatos de Experiência