A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO SERTÃO DE PERNAMBUCO: UMA ANÁLISE DOS BLOGS LOCAIS
Abstract
A violência contra a mulher é um problema relevante, sendo um fenômeno de conflitos sociais arraigados nas desigualdades de gênero e na sociedade patriarcal. O objetivo deste artigo é analisar as notícias de violência de gênero, veiculadas em blogs. No contexto pesquisado, o sertão do Araripe de Pernambuco, a internet é o principal meio de formação e propagação de informações. Para efeito de estudo, foram escolhidos três blogs locais, a fim de realizar um levantamento das notícias sobre violência contra a mulher, divulgadas entre janeiro de 2012 e novembro de 2013. Foram encontradas 28 notícias, e três foram escolhidas para serem analisadas. Utilizou-se como referencial teórico a Análise Crítica do Discurso, proposta por Van Dijk (2008) e Fairclough (2001). Podemos perceber que as notícias analisadas representam o quadro geral da violência contra a mulher no Brasil: situações ocorridas no âmbito doméstico, perpetradas pelos seus companheiros e namorados. Além disso, vale ressaltar termos utilizados nas notícias que perpetuam a discriminação e “coisificação” da mulher. Ressaltamos, por fim, que a mídia não pode esquecer-se das prováveis consequências de seus discursos nas representações sociais de quem os lê ou escuta.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente instrumento, eu, nome, RG e CPF, na qualidade de titular dos direitos de autor do artigo denominado título, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
Por ser a expressão da verdade, dato e assino o presente termo de cessão.
Recife, dia de mês de 20XX