TURISMO E EQUIPAMENTOS CULTURAIS: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES EM ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL (AC) NOS MUSEUS DA CIDADE DO RECIFE
Abstract
Os museus constituem-se espaços de convivência, lazer e acesso à cultura relevantes para a formação e fruição da população local e dos seus visitantes configurando-se como equipamentos turísticos indispensáveis sobretudo em destinos turísticos culturais. Este artigo baseia-se nas percepções iniciais decorrentes de um projeto de extensão realizado por alunos e professores do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo do IFPE - Campus Recife voltado para a realização de ações na área da Acessibilidade Comunicacional (AC) nos museus da cidade do Recife. Neste artigo apresentamos os principais resultados da análise documental e da revisão bibliográfica realizada, assim como da observação direta nos museus, intentando expor as aproximações e distanciamentos entre a teoria e a prática das ações em AC. Neste sentido, foi possível observar que na gestão dos equipamentos museais analisados apesar da existência de leis, normas e programas governamentais dedicados à promoção da inclusão de pessoas com deficiência há pouquíssimas ações concretas em andamento. Enquanto equipamentos culturais relevantes para a atividade turística é preciso ampliar os estudos e investimentos para que os museus sigam colaborando para a preservação, pesquisa e memória de bens culturais e também na dinamização dos fluxos turísticos através da indução de visitas e/ou da ampliação da permanência dos turistas nos destinos turísticos.
References
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050. Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos. Rio de Janeiro. 2004.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2008) NBR 15599, Acessibilidade – Comunicação na prestação de serviços. Rio de Janeiro, 2008.
Lei Nº. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 (2009), Institui o Estatuto de Museus.
Instituto Brasileiro de Museus. Museu e turismo: estratégias de cooperação. 2014
Ministério do Turismo. Programa de Turismo Acessível.
Ministério do Turismo. Turismo e Acessibilidade: Manual de Orientações. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.
Sassaki, R. K. (2010) Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro:WVA. (8ª edição). 2010.
Organização Mundial do Turismo. Introdução ao turismo. Ed. Roca: São Paulo, SP. 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente instrumento, eu, nome, RG e CPF, na qualidade de titular dos direitos de autor do artigo denominado título, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
Por ser a expressão da verdade, dato e assino o presente termo de cessão.
Recife, dia de mês de 20XX