FORMAÇÃO EM INSTRUMENTO MUSICAL (CLARINETA) E PRÁTICA DE CONJUNTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Gueber Pessoa Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Jadenilson Augusto dos Santos Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Resumen

Este é um relato de experiência acerca das atividades do projeto de extensão Formação em Instrumento Musical (Clarineta) e Prática de Conjunto, submetido ao edital PIBEX 2012 e executado no ano letivo de 2013. O texto divide-se em cinco tópicos, sendo o primeiro destinado a contextualizar o problema, introduzir os objetivos do trabalho e justificar a relevância do projeto. O segundo tópico apresenta uma breve biografia do compositor Dimas Sedícias, estudado durante a prática de conjunto do curso e fundamenta os conceitos envolvidos no trabalho por meio de uma revisão de literatura, enquanto que o terceiro tópico expõe a metodologia empregada no projeto. O quarto tópico apresenta os resultados
do projeto e realiza uma discussão com base nesses resultados. Por fim, o tópico cinco apresenta as considerações finais acerca das atividades do projeto, que emergiram como resultado final no presente relato de experiência.

Biografía del autor/a

Gueber Pessoa Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Natural de Recife - PE, Gueber Santos é Doutorando e Mestre em Execução Musical (Clarineta) pela Universidade Federal da Bahia, sob a orientação do professor Dr. Pedro Robatto (2012); licenciado cum laude em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (2008); formado pela Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical - ETECM, antigo Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife (2002); e formado pelo Conservatório Pernambucano de Música (2002), além de haver recebido valiosas aulas do clarinetista Carlos Rieiro pelo Curso de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (2004-2005). Músico Titular da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) desde 2003, possui experiência na área da performance orquestral, operística, camerística e como solista. Atualmente, além das atividades da OSR, é professor de Música do ensino básico, técnico e tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE - Campus Barreiros), no qual desenvolve atividades de extensão, pesquisa e docência; atua como músico convidado no festival Virtuose (PE); e integra o Camará Ensemble (Conjunto de Câmara da UFBA), grupo destinado especialmente à música contemporânea de concerto de compositores brasileiros.

Citas

BARENBOIM, D. A Música Desperta o Tempo. Tradução do inglês de Eni Rodrigues; Tradução do alemão de Irene Aron. São Paulo: Martins, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 43. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.

______Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

SA GRAMA. Recife: LG Projetos & Produções Artísticas, 1998. Disponível em CD, 1998.

PRISMA: A Música de Dimas Sedícias. Recife: LG Projetos & Produções Artísticas, Disponível em CD, 1999.

LIMA, S. A.; APRO, F.; CARVALHO, M. Performance, Prática e Interpretação Musical In Performance e Interpretação Musical: Uma Prática Interdisciplinar. Sônia Albano de Lima (org.). São Paulo: Musa Editora, 127 p., 2006.

MICHAELIS: dicionário prático inglês. São Paulo: Editora Melhoramentos, 954 p., 2001.

PENNA, M. L. Reavaliações e Buscas em Musicalização. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1990.

Publicado

2016-04-12

Número

Sección

Relatos de Experiência